Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/7283
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBenta, Agostinhopt
dc.contributor.authorMoreira, António José Amorimpt
dc.date.accessioned2012-03-15T11:07:30Z-
dc.date.available2012-03-15T11:07:30Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/7283-
dc.descriptionMestrado em Engenharia Civilpt
dc.description.abstractO presente trabalho propõe-se definir melhorias nas condições de tráfego ciclável urbano, de forma a incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte em pequenas e médias distâncias, apresentando-a como uma alternativa, possível e desejável, ao veículo motorizado. Para tal, expõem--se as boas técnicas de preparação das infra-estruturas viárias, de forma a garantir segurança e conforto ao ciclista, recorrendo às experiências já adquiridas noutros países mais desenvolvidos na área. Abordam-se os perigos a que o ciclista está sujeito em interacção com o restante tráfego, indicando soluções para os minimizar. Aborda-se, também, a legislação nacional para o efeito, à qual se propõe algumas alterações. Apresenta-se, sobretudo, uma proposta de método de avaliação das infra-estruturas existentes, exemplificando a sua aplicação prática em um determinado percurso entre dois pólos estratégicos da cidade de Aveiro.pt
dc.description.abstractThis paper sets out to define improvements in urban traffic cycling in order to encourage bicycle use for transportation in small and medium distances, as a possible and desirable alternative to motor vehicles. Therefore the best techniques for preparation of road infrastructure are presented, to ensure safety and comfort to the rider, using the experiences already gained from other more developed countries. It also addresses the dangers to which the rider is subjected to when interacting with city traffic, suggesting solutions to minimize them. In addition, we propose some changes to the national road traffic (Bicycles) regulations and infrastructure legislation for alternate methods of transportation. It presents, above all, an evaluating method proposal of the existing infrastructures, based on a given example of a bicycle path between two strategical locations of the city of Aveiro.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEngenharia civilpt
dc.subjectPlaneamento urbano - Infraestruturaspt
dc.subjectRedes rodoviáriaspt
dc.subjectVias cicláveispt
dc.subjectTransportes urbanos - Bicicletaspt
dc.titleIntegração do modo ciclável na rede viária urbanapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
PT Bicicleta e Mobilidade Suave - Dissertações de mestrado
DECivil - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao antonio moreira.pdf3.37 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.