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dc.contributor.authorPedro, A.pt
dc.contributor.authorMaricato, R.pt
dc.date.accessioned2012-03-14T11:47:41Z-
dc.date.available2012-03-14T11:47:41Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.isbn978-972-281-5-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/7268-
dc.description.abstractÉ um facto que, se por um lado, o desenvolvimento industrial e tecnológico associado ao progresso económico promoveu o crescimento e a evolução das sociedades, por outro lado, também contribuiu para a destruição crescente do ambiente (poluição do ar e da água, destruição do património florestal, escassez de recursos, extinção de espécies animais e vegetais e aquecimento global). Este é um cenário que se tem vindo a agravar e que tem sido largamente denunciado pelas várias Conferências realizadas a nível internacional (Belgrado, Rio de Janeiro, Tessalónica, entre outras), alertando para a necessidade de sensibilização escolar para as matérias do ambiente, desde cedo. A educação ambiental surge, então como imprescindível neste novo contexto no sentido de consciencializar os indivíduos para a crise que atravessamos e para os capacitar para a acção de forma consciente e responsável, assente em princípios éticos. É neste sentido que surge a presente comunicação que visa dar conta de um projecto que vimos a desenvolver e que teve como objectivo investigar as representações sociais da educação ambiental no jardim-de-infância formadas por educadores de infância e por agentes especializados nesta área. Num primeiro momento veremos como o ambiente pode ser uma fonte de representação social (Reigota, 1998). Verificaremos ainda quais as actividades em educação ambiental mais valorizadas por estes sujeitos, no sentido de conhecer as razões pelas quais os educadores optam, ou não, por projectos neste âmbito e a forma como organizam estas actividades e promovem a sua articulação com as dinamizadas por agentes especializados na área.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherDepartamento de Ciências da Educação. Universidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRepresentações sociais,pt
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectEducadores de infânciapt
dc.titleRepresentações sociais de educadores de infância e agentes especializados sobre educação ambiental: um cruzamento de interesses e intenções?pt
dc.typeconferenceObjectpt
dc.peerreviewedyespt
ua.publicationstatuspublishedpt
ua.event.date2, 3 de maio, 2008pt
ua.event.typeotherpt
degois.publication.locationUniversidade de Aveiropt
degois.publication.titleV Simposium sobre Organização e Gestão Escolar. Trabalho Docente e Organizações Educativas-
dc.relation.publisherversionwww.salinas.pt/node/272pt
Appears in Collections:DEP - Comunicações

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