Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/7176
Title: Desenvolvimento vocacional e intervenção social na adolescência : Projecto Bússola
Author: Gomes, Ana Alexandra Correia
Advisor: Pereira, Anabela Sousa
Cunha, Maria do Céu Taveira de Castro Silva Brás
Keywords: Orientação profissional
Orientação escolar
Educação para a cidadania
Defense Date: 2011
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O Projecto Bússola – Programa DEVISA (Desenvolvimento Vocacional e Intervenção Social na Adolescência), insere-se num Projecto financiado pela Fundação da Ciência e Tecnologia (FCT), denominado “Carreira e Cidadania: condições pessoais e do contexto para o questionamento ético dos Projectos de vida” (Projecto PTDC/CPE-CED/098896/2008), e realiza-se nas regiões Norte, Centro e Sul do país. Particularmente, o Projecto Bússola pretende sensibilizar a comunidade educativa para a importância do auto-conceito, das actividades de intervenção social e do voluntariado na construção de projectos de vida, a partir de tomadas de decisão conscientes e ponderadas, interesse este concretizado pela planificação e apresentação de um Programa de Intervenção Vocacional, onde são trabalhados o auto-conceito, a tomada de decisão ponderada e a intervenção social, na promoção de uma cidadania activa. Para tal, é utilizada uma metodologia de acção qualitativa – investigação acção – dividida em dois momentos: num primeiro momento são identificadas algumas necessidades proeminentes no desenvolvimento vocacional, através da avaliação do auto-conceito de uma amostra de 134 alunos do 8º ano de escolaridade de uma escola da região norte do país, das suas competências sociais e da interdependência entre ambas as variáveis, considerados dois importantes factores aquando das tomadas de decisão vocacionais e consequente construção de projectos de vida. Neste primeiro momento é usada uma metodologia de investigação quantitativa, segundo a qual são analisados e interpretados os dados obtidos a partir da aplicação das escalas de auto-conceito para crianças, de Piers-Harris, adaptada por Feliciano Veiga, em 2005 (PHSCSCS-2) e de Competência Social em Contexto de Carreira, de Adelinda Candeias (2005), adaptado por Araújo e Taveira (2009). A partir desta análise deriva a apresentação de uma proposta de intervenção com os alunos do mesmo ano de escolaridade, denominada Programa DEVISA (Desenvolvimento Vocacional e Intervenção Social na Adolescência), onde é considerado o papel de acções promotoras do desenvolvimento vocacional e de actividades de cidadania activa na construção de projectos de vida, como forma de preparação para o primeiro confronto com uma tomada de decisão vocacional, no nono (9º) ano de escolaridade. Com este projecto sobressaem várias implicações para o desenvolvimento vocacional, aliado à intervenção social, junto dos jovens adolescentes que se encontram noutros momentos do seu percurso de vida, que não apenas no final do 9º ano de escolaridade.
In a world heavily driven by the need for training and education that enhances the intellectual capital, job creation and response to social and economic demands at the national and European context, there looms a need to sensitize the education community to the importance of self-concept, social intervention activities and volunteering in the conception for life projects, from conscious and thoughtful decision-making. This challenge tends to fill this thematic through the planning and presentation of a vocational intervention program, where has been worked the self-concept, weighted decision making and social intervention. To meet this challenge, it has been created the Bússola – DEVISA Program, part of a project funded by the Foundation for Science and Technology (FCT), called "Career and Citizenship: personal and contextual conditions for the ethical questioning of life projects "(Draft PTDC/CPE-CED/098896/2008), which takes place at a countrywide scale. It has been a methodology for qualitative action - action research - divided into two stages: Firstly, it had been identified the main needs in vocational development, such as the assessment of self-concept, their social skills and interdependence between both variables, through a sample of 92 students from an 8th grade school in north part of the country. It uses a quantitative research methodology, where data are analyzed and interpreted by the application of self-concept scales for children, the Piers-Harris, adapted by Veiga Feliciano in 2005 (PHSCSCS-2) and Social Competence in Context of Careers in Adelinda Candeias (2005), adapted by Araújo and Taveira (2009). Secondly, from the analysis above, it is presented a proposal for intervention with students from the same grade, known as Program DEVISA - Vocational Development and Social Intervention in Adolescence - where the role of actions fosters the vocational development and active-citizenship activities in the construction of life projects, as preparation for the first confrontation with a career decision making in the ninth (9th) grade. This project highlights implications for vocational development, coupled with social intervention among young adolescents who will meet in other moments of their life path, and not only at the end of 9th grade.
Description: Mestrado em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/7176
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.