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http://hdl.handle.net/10773/7143
Title: | Contos e jogos: "pensa e faz tu próprio, estúpido" |
Author: | Rocha, Liliana Maria Araújo da |
Advisor: | Zagalo, Nelson Troca Dias, Luís Nuno Coelho |
Keywords: | Ensino multimédia Motivação para a aprendizagem Motivação dos alunos Videojogos - Design Jogos educativos Interacção homem-computador |
Defense Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Esta dissertação irá analisar o papel dos videojogos de aventura gráfica no
processo didáctico, com o objectivo de compreender como é possível
potenciar a aprendizagem através de novas abordagens às aventuras gráficas.
Para sustentar esta pesquisa foi desenvolvido um projecto conceptual de uma
aventura gráfica, baseado no livro "As Aventuras de João Sem Medo"
(Ferreira, 2009), sendo uma das principais premissas recorrer à plasticidade
do desenho, tirando partido das tradicionais animações 2D.
Recorrendo aos estudos efectuados por Marc Prensky relativamente à
aprendizagem nos videojogos, aos princípios de aprendizagem de Paul Gee, e
aos estudos de Sir Ken Robinson acerca do ensino através do estímulo da
criatividade, teve-se como objectivo a criação de um artefacto interactivo
visando uma nova reestruturação dos videojogos de aventura, trazendo novos
paradigmas de interacção para os clássicos jogos de aventura “point-andclick”. This dissertation examines the role of graphic adventure games on the didactic process, aiming to understand how it is possible to enhance learning through new approaches to graphic adventure games. For this research it has been developed a conceptual project of a graphic adventure game, based on the book “As Aventuras de João sem Medo” (ing. “The Adventures of Fearless John”) (Ferreira, 2009), being one of the main premises to resort to the plasticity of the traditional drawing, recalling the old-school 2D animations. Taking reference of studies by Marc Prensky on learning through video games, Paul Gee’s learning principles (Gee, 2003), and studies by Sir Ken Robinson on education by stimulating creativity, this data was applied into the creation of an interactive artifact aiming for a new restructuration of the graphic adventure gameplay, bringing new interaction paradigms to the classic “point-and-click” adventure. |
Description: | Mestrado em Design |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/7143 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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