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http://hdl.handle.net/10773/7120
Title: | Aprendizagem ao longo da vida: desafios ao ensino superior para a estratégia EU 2020 |
Author: | Meireles-Coelho, Carlos Neves, Maria de Fátima |
Keywords: | aprendizagem ao longo da vida competências trabalho ensino superior estratégia EU 2020 |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A Estratégia de Lisboa centrou-se no emprego, reforma económica e coesão social, para uma economia e sociedade inovadoras, competitivas e sustentáveis, baseadas no conhecimento pela investigação e desenvolvimento, e nas competências necessárias para aí viver e trabalhar. A Declaração de Bolonha lançou nas universidades europeias o desafio da comparabilidade, empregabilidade, competitividade, mobilidade, qualidade e dimensão europeia. O Tratado de Lisboa veio reforçar o funcionamento da União Europeia e a Carta dos Direitos Fundamentais consagra o direito a trabalhar em qualquer Estado-Membro. A Estratégia Europa 2020 vem agora estabelecer como prioridade o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, tendo como pilares: o emprego; a investigação e inovação; as alterações climáticas e energia; a educação; e a luta contra a pobreza. E aponta para: adequar o sistema educativo ao quadro europeu e nacional de qualificações, orientando melhor a aprendizagem para as necessidades do mercado de trabalho; melhorar os resultados escolares pelo desenvolvimento das competências-chave e redução do abandono escolar precoce; investir eficientemente a todos os níveis do sistema educativo e de formação para melhorar a qualidade global e, em particular, a situação de emprego dos jovens; orientar os currículos escolares para a criatividade, inovação e empreendedorismo; promover o empreendedorismo, aprendizagem profissional, estágios ou outras experiências laborais, bem como os serviços de orientação e aconselhamento; promover o reconhecimento da aprendizagem não formal e informal. Esta estratégia encontra-se em discussão pública e é o tempo de discutir os seus objectivos e a contribuição que o ensino superior e cada instituição podem dar para esta estratégia. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/7120 |
ISBN: | 978-989-96656-3-7 |
Appears in Collections: | DEP - Comunicações |
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