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http://hdl.handle.net/10773/6794
Title: | O processo de avaliação e certificação de manuais escolares: área curricular disciplinar de estudo do meio do 1º ano de escolaridade |
Author: | Peixinho, Joana Isabel Pinheiro |
Advisor: | Vieira, Rui Marques |
Keywords: | Manuais escolares Avaliação da qualidade Certificação de qualidade Ensino básico 1º ciclo: Portugal |
Defense Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente trabalho tem como temática o actual processo de avaliação e
certificação de manuais escolares. Os da área curricular de Estudo do Meio do
1.º ano de escolaridade foram objecto de avaliação por parte de equipas
científico-pedagógicas, com intuito da atribuição da certificação, para serem
objecto de adopção pelas escolas/agrupamentos de escolas no ano lectivo
2010/2011.
Este processo, tendo como objectivos centrais o de garantir a qualidade
científica e pedagógica, assegurar a sua conformidade com o currículo
nacional e programas e atestar que constituem instrumento promotor do
sucesso educativo, além da sua novidade não foi, ao que se conhece,
estudado. Neste contexto procurou-se averiguar como foi operacionalizado e
de que modo contribuiu para a qualidade dos manuais escolares da área
curricular disciplinar de Estudo do Meio do 1.º ano de escolaridade.
Deste modo, este estudo pretendeu dar resposta a três questões: Como se
efectua o novo processo de avaliação e certificação dos manuais escolares de
Estudo do Meio? Que importância os autores/editores e entidades avaliadoras
e certificadoras atribuem a este processo? Qual o impacte da avaliação e
certificação dos manuais escolares na sua qualidade?
O estudo é de natureza qualitativa com características de um estudo
exploratório descritivo-interpretativo. Para a recolha de dados foram utilizadas
duas técnicas: a análise documental e o inquérito por entrevista. A análise
documental incidiu na legislação e nos relatórios finais de avaliação realizados
pelas equipas científico-pedagógicas; a entrevista, do tipo semi-estruturada, foi
efectuada a autores e a membros das equipas científico-pedagógicas que se
disponibilizaram a contribuir para este estudo.
Relativamente aos resultados obtidos verificou-se que os relatórios finais de
avaliação dos manuais escolares da área disciplinar curricular de Estudo do
Meio do 1.º ano de escolaridade revelam que a estes manuais foram propostas
alterações a vários níveis (nomeadamente, linguísticos, científicos,
pedagógico-didácticos e conceptuais); no que diz respeito às entrevistas aos
autores e membros das equipas científico-pedagógicas, apesar de
concordantes com o processo e apontando diversas mais-valias deste
(particularmente a melhoria dos manuais escolares no que concerne à sua
qualidade científica e pedagógico-didáctica), evidenciaram algumas falhas que
devem ser objecto de reflexão. This current work holds as its main theme the current process of evaluation and certification for school text books. Books taken from the national curriculum for Social Studies education at keystage 1 educational level were subject to evaluation by scientific-learning teams, with the aim of certification, in order to be adopted by schools/schools groups for the academic year 2010/2011. This process, having as a central objective to guarantee scientific and learning qualities, ensures its conformity with the national curriculum and programs to certify that they constitute as a promoting instrument for educational success. Whilst this process is relatively new, it hasn´t as yet been subject to any known study. Within this context, the aim was to investigate how this process was implemented and how it has contributed to the general quality of school text books in the curricular subject of Social Studies education at the keystage 1 educational level. In this way, this study aims to answer three questions: How is the evaluation and certification process for school text books in Social Studies education carried out? What importance do authors/publishers and certifying bodies attribute to this process? What is the impact of the evaluation and certification of school text books in terms of quality? The study is of a qualitative nature with the characteristics of an exploratory descriptive-interpretative one. For data collection two techniques were used: documental analysis and survey interviews. The documental analysis focused upon current legislation and on the final reports from the evaluation carried out by the scientific-learning teams; the interview, in a semi-structured form, was carried out upon authors and members of the scientific-leaning teams who made themselves available for contribution to this study. In relation to the results obtained it was noted that the final reports for text books in the curricular subject of Social Studies education at the Keystage 1 educational level revealed that these books were subject to a number of alterations (namely in linguistic, scientific, didactic learning and conceptual terms). With regard to the interviews with the evaluation process and outlining the many advantages or pros of said evaluations (in particular the rise in quality of school course books in terms of scientific quality and didactic learning), some faults were uncovered which should be subject to further consideration. |
Description: | Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/6794 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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