Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/6767
Title: Ensino individualizado e escolas de área aberta em Portugal
Author: Meireles-Coelho, Carlos
Silva, Lurdes Figueiredo
Keywords: Ensino individualizado
Issue Date: 2007
Publisher: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Abstract: Com o movimento europeu da escola nova apareceram as perspectivas do ensino individualizado, da pedagogia diferenciada e da escola ativa que em Portugal não tiveram grande expressão. Quando nos anos 1960 Portugal foi pressionado para fazer desenvolver o seu sistema educativo, nomeadamente pela introdução de novos métodos ativos de ensino individualizado no ensino primário para promover maior sucesso, deparou-se com a dificuldade de introduzir inovação num sistema fechado e autoritário. As escolas de área aberta, conhecidas por escolas P3, são o caso paradigmático da tentativa de introdução de uma inovação num sistema (educativo) fechado. Pretende-se rever esta experiência das escolas de área aberta para poder avaliar o que se passou e por que se passou e o que ainda se pode vir a passar numa escola (que se quer nova e aberta) para todos onde se procura a melhor educação para o sucesso de cada um.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/6767
ISBN: 978-989-8148-21-6
Publisher Version: http://www.fpce.up.pt/spce/congresso.html
Appears in Collections:DE - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007 Ensino individualizado e escolas de área aberta.pdf2007.ensino.individualizado.área.aberta354.21 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.