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http://hdl.handle.net/10773/6537
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Santos, Pedro | pt |
dc.contributor.author | Morais, Miguel | pt |
dc.contributor.author | Varum, H. | pt |
dc.date.accessioned | 2012-02-16T15:53:47Z | - |
dc.date.available | 2012-02-16T15:53:47Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/6537 | - |
dc.description.abstract | Actualmente a construção de pontes de alvenaria em arco é invulgar. Materiais como o betão armado e o aço correspondem à quase totalidade dos empregues na construção de obras de arte, que se mostram cada vez mais arrojadas. No entanto, as pontes de alvenaria de pedra que atravessaram diversos séculos, encontrando-se muitas delas ainda em pleno funcionamento, são um marco inegável de excelência em engenharia em termos de segurança e durabilidade. Esta solução construtiva mostra desvantagens em relação às técnicas utilizadas agora correntemente, nomeadamente: o custo da produção dos blocos, o tempo e dificuldade de montagem, a necessidade de mão-de-obra especializada. Por outro lado, deve referir-se que estas tipologias tradicionais demarcam-se pela estética conseguida e pela durabilidade e quase nula manutenção exigida a estas obras de arte. Neste trabalho apresenta-se uma solução/processo construtivo de pontes em arco que ultrapassa as dificuldades tipicamente associadas à construção das pontes de alvenaria em arco. Pretende-se mostrar que o sistema estudado e proposto poderá ser uma alternativa às soluções correntes em betão armado em obras de arte de pequeno e médio vão, com o mesmo equilíbrio estético, longevidade e baixo nível de manutenção das pontes de alvenaria de pedra clássicas. Foi analisada a exequibilidade de pontes em arco com recurso a aduelas maciças de betão, com possibilidade de incorporação de resíduos da construção e demolição na sua produção. A não inclusão de qualquer tipo de armadura nesta solução traduz-se numa maior durabilidade, eliminando a degradação do betão associada à corrosão das armaduras. Propõe-se uma solução integrada de dimensionamento, pré-fabricação de aduelas e construção em arco para aplicação em passagens inferiores, agrícolas ou hidráulicas, em obras com vãos até 12 metros, sendo a geometria das aduelas definida por forma a minimizar as dificuldades e custos de transporte e de colocação em obra. Esta solução pretende justificar a exequibilidade de construção de pontes em arco, recorrendo a métodos de construção simples, de rápida aplicação, afirmando-se como uma alternativa viável às soluções correntes em betão armado. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Pontes em arco | pt |
dc.subject | Processos construtivos | pt |
dc.subject | Alvenaria | pt |
dc.subject | Blocos de betão | pt |
dc.title | Proposta de um método construtivo de pontes de alvenaria em arco | pt |
dc.type | conferenceObject | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
ua.publicationstatus | published | pt |
ua.event.date | 1-3 Julho, 2009 | pt |
ua.event.type | congress | pt |
degois.publication.firstPage | 165 | pt |
degois.publication.lastPage | 172 | pt |
degois.publication.title | ASCP’09: 1º Congresso Nacional sobre Segurança e Conservação de Pontes | - |
degois.publication.volume | II | pt |
dc.relation.publisherversion | http://ascp09.ascp.pt/ | * |
Appears in Collections: | DECivil - Comunicações |
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