Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/6537
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dc.contributor.authorSantos, Pedropt
dc.contributor.authorMorais, Miguelpt
dc.contributor.authorVarum, H.pt
dc.date.accessioned2012-02-16T15:53:47Z-
dc.date.available2012-02-16T15:53:47Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/6537-
dc.description.abstractActualmente a construção de pontes de alvenaria em arco é invulgar. Materiais como o betão armado e o aço correspondem à quase totalidade dos empregues na construção de obras de arte, que se mostram cada vez mais arrojadas. No entanto, as pontes de alvenaria de pedra que atravessaram diversos séculos, encontrando-se muitas delas ainda em pleno funcionamento, são um marco inegável de excelência em engenharia em termos de segurança e durabilidade. Esta solução construtiva mostra desvantagens em relação às técnicas utilizadas agora correntemente, nomeadamente: o custo da produção dos blocos, o tempo e dificuldade de montagem, a necessidade de mão-de-obra especializada. Por outro lado, deve referir-se que estas tipologias tradicionais demarcam-se pela estética conseguida e pela durabilidade e quase nula manutenção exigida a estas obras de arte. Neste trabalho apresenta-se uma solução/processo construtivo de pontes em arco que ultrapassa as dificuldades tipicamente associadas à construção das pontes de alvenaria em arco. Pretende-se mostrar que o sistema estudado e proposto poderá ser uma alternativa às soluções correntes em betão armado em obras de arte de pequeno e médio vão, com o mesmo equilíbrio estético, longevidade e baixo nível de manutenção das pontes de alvenaria de pedra clássicas. Foi analisada a exequibilidade de pontes em arco com recurso a aduelas maciças de betão, com possibilidade de incorporação de resíduos da construção e demolição na sua produção. A não inclusão de qualquer tipo de armadura nesta solução traduz-se numa maior durabilidade, eliminando a degradação do betão associada à corrosão das armaduras. Propõe-se uma solução integrada de dimensionamento, pré-fabricação de aduelas e construção em arco para aplicação em passagens inferiores, agrícolas ou hidráulicas, em obras com vãos até 12 metros, sendo a geometria das aduelas definida por forma a minimizar as dificuldades e custos de transporte e de colocação em obra. Esta solução pretende justificar a exequibilidade de construção de pontes em arco, recorrendo a métodos de construção simples, de rápida aplicação, afirmando-se como uma alternativa viável às soluções correntes em betão armado.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPontes em arcopt
dc.subjectProcessos construtivospt
dc.subjectAlvenariapt
dc.subjectBlocos de betãopt
dc.titleProposta de um método construtivo de pontes de alvenaria em arcopt
dc.typeconferenceObjectpt
dc.peerreviewedyespt
ua.publicationstatuspublishedpt
ua.event.date1-3 Julho, 2009pt
ua.event.typecongresspt
degois.publication.firstPage165pt
degois.publication.lastPage172pt
degois.publication.titleASCP’09: 1º Congresso Nacional sobre Segurança e Conservação de Pontes-
degois.publication.volumeIIpt
dc.relation.publisherversionhttp://ascp09.ascp.pt/*
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