Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/6448
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinheiro, Margarida M. | pt |
dc.contributor.author | Sarrico, Cláudia S. | pt |
dc.contributor.author | Santiago, Rui, A. | pt |
dc.date.accessioned | 2012-02-15T17:23:06Z | - |
dc.date.available | 2012-02-15T17:23:06Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.issn | 1646-401X | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/6448 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho pretendemos indagar sobre qual o papel que uma metodologia do tipo PBL tem no desenvolvimento de competências pessoais dos alunos, saber se a metodologia melhora as competências pessoais dos diplomados PBL quando comparados com outros graduados, e perspectivar o papel da metodologia ao nível das competências pessoais na construção do perfil de um graduado para o terceiro milénio. Partindo de um estudo de caso de uma IES profissionalizante, recorremos à técnica da entrevista junto dos docentes e entidades empregadoras, e à técnica do questionário junto dos restantes participantes. Os resultados conseguidos com os alunos, diplomados e docentes conduzemnos a sustentar que as metodologias PBL contribuem para o desenvolvimento de competências pessoais, essencialmente ao nível da utilização de recursos e da construção do conhecimento. Mais ainda, parece-nos possível sustentar a possibilidade de inserir nas teorias existentes, a lógica do empreendedorismo, como motivada pelas metodologias PBL. Nos empregadores, detectámos uma persistente tendência em não reconhecerem a metodologia como directamente responsável por uma melhoria de competências pessoais dos diplomados, exceptuando-se uma valorização de fundamentações mais consistentes e de atitudes mais confiantes. O trabalho reflecte ainda sobre o problema da identificação de competências que assegurem as necessidades de um mercado de trabalho multifacetado baseado em estudos e resultados concretos | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Centro de Estudos e intervenção em Educação e Formação - Instituto de Educação - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias | pt |
dc.relation.uri | http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/index | |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino superior | pt |
dc.subject | PBL | pt |
dc.subject | Contabilidade | pt |
dc.subject | Competências pessoais | pt |
dc.title | Competências de auto-desenvolvimento e metodologias PBL num curso de contabilidade: perspectivas de alunos, docentes, diplomados e empregadores | pt |
dc.type | article | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
ua.distribution | international | pt |
degois.publication.firstPage | 147 | pt |
degois.publication.lastPage | 166 | pt |
degois.publication.title | Revista Lusófona de Educação | pt |
degois.publication.volume | 17 | pt |
dc.relation.publisherversion | http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao | * |
Appears in Collections: | ISCA-UA - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
6_RLE_2370-8231-1-PB-1.pdf | Documento principal | 117.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.