Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/6448
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPinheiro, Margarida M.pt
dc.contributor.authorSarrico, Cláudia S.pt
dc.contributor.authorSantiago, Rui, A.pt
dc.date.accessioned2012-02-15T17:23:06Z-
dc.date.available2012-02-15T17:23:06Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn1646-401Xpt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/6448-
dc.description.abstractNeste trabalho pretendemos indagar sobre qual o papel que uma metodologia do tipo PBL tem no desenvolvimento de competências pessoais dos alunos, saber se a metodologia melhora as competências pessoais dos diplomados PBL quando comparados com outros graduados, e perspectivar o papel da metodologia ao nível das competências pessoais na construção do perfil de um graduado para o terceiro milénio. Partindo de um estudo de caso de uma IES profissionalizante, recorremos à técnica da entrevista junto dos docentes e entidades empregadoras, e à técnica do questionário junto dos restantes participantes. Os resultados conseguidos com os alunos, diplomados e docentes conduzemnos a sustentar que as metodologias PBL contribuem para o desenvolvimento de competências pessoais, essencialmente ao nível da utilização de recursos e da construção do conhecimento. Mais ainda, parece-nos possível sustentar a possibilidade de inserir nas teorias existentes, a lógica do empreendedorismo, como motivada pelas metodologias PBL. Nos empregadores, detectámos uma persistente tendência em não reconhecerem a metodologia como directamente responsável por uma melhoria de competências pessoais dos diplomados, exceptuando-se uma valorização de fundamentações mais consistentes e de atitudes mais confiantes. O trabalho reflecte ainda sobre o problema da identificação de competências que assegurem as necessidades de um mercado de trabalho multifacetado baseado em estudos e resultados concretospt
dc.language.isoporpt
dc.publisherCentro de Estudos e intervenção em Educação e Formação - Instituto de Educação - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologiaspt
dc.relation.urihttp://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/index
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectPBLpt
dc.subjectContabilidadept
dc.subjectCompetências pessoaispt
dc.titleCompetências de auto-desenvolvimento e metodologias PBL num curso de contabilidade: perspectivas de alunos, docentes, diplomados e empregadorespt
dc.typearticlept
dc.peerreviewedyespt
ua.distributioninternationalpt
degois.publication.firstPage147pt
degois.publication.lastPage166pt
degois.publication.titleRevista Lusófona de Educaçãopt
degois.publication.volume17pt
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao*
Appears in Collections:ISCA-UA - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
6_RLE_2370-8231-1-PB-1.pdfDocumento principal117.99 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.