Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/6379
Title: | An analysis of financial autonomy in Macedonian higher education |
Other Titles: | Uma análise da autonomia financeira do ensino superior na Macedónia |
Author: | Petkovska, Slavica |
Advisor: | Teixeira, Pedro Nuno Freitas Lopes Figueiredo, Hugo Casal |
Keywords: | Administração do ensino superior Ensino superior - Macedónia Autonomia universitária Financiamento da educação |
Defense Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O tema da autonomia financeira das instituições de ensino superior não está
extensivamente estudado. Dada a relevância crescente da dotar as instituições
de um maior grau de autonomia financeira, este estudo argumenta de que o
tema merece uma atenção especial e necessita de ser analisado em maior
detalhe, de modo a clarificar este conceito e os seus “ingredientes essenciais”.
Além deste objectivo teórico, esta tese procurou estudar o tema empiricamente
ao investigar sobre o presente nível de autonomia financeira dos sitema de
ensino superior da Macedónia, através da discussão e análise das suas
principais dimensões. Estas foram mais profundamente exploradas de dois
modos: a partir da perspectiva da autonomia financeira formal, que se refere à
autonomia das instituições concedida pela lei, e a partir da perspectiva da
autonomia operacional, que se refere à capacidade das instituições de usar a
autonomia formal concedida na prática. Além da análise exploratória do estado
actual da situação do sistema de ensino superior da Macedónia, este estudo
visou considerar em relação às mudanças que estas dimensões revelaram nas
duas últmias décadas. Finalmente, os resultados da pesquisa foram inseridos
num contexto europeu mais abrangente, de modo a compará-los com os
resultados de outros países europeus e, assim, ser possível retirar conclusões
acerca das respectivas semelhanças e diferenças, bem como, de verificar se
os mesmo são divergentes ou convergentes. Os dados acerca da Macedônia
foram recolhidos de um modo qualitativo, baseado principalmente na análise
de documentos. Adicionalmente, procedeu-se ao envio de um questionário a
dois peritos nacionais com o propósito de confirmar os dados recolihidos a
partir dos documentos. A informação acerca de outros países europeus
consistiu em dados secundários obtidos a partir de estudos comparativos já
existentes sobre autonomia financeira, abrangendo uma ampla quantidade de
países europeus.
Os resultados revelaram uma incompatibilidade entre a autonomia formal e
operacional das Instituições de Ensino Superior da Macedónia com a
autonomia garantida por lei sendo mais alargada do que a autonomia usufruida
na realidade. Além do mais, este estudo encontrou um certo grau de
autonomia em determinadas dimensões e praticamente nenhuma em outras.
Em comparação com os restantes países europeus, foram encontradas
diferenças em metade das dimensões. No entanto, apesar das divergências
com as actuais tendências europeias, dadas as aspirações do país em entrar
na União Europeia, o seu comprometimento com o processo de Bolonha e a
influência dos projectos de ajuda internacionais, faz com que as previsões para
o futuro a curto prazo sejam de que a Macedónia irá exibir semelhanças
crescentes com a Europa e convergirá para um modelo comum europeu. The topic of financial autonomy of higher education institutions is not extensively researched. Given the increased relevance of providing institutions with larger degree of financial autonomy, this study argued that the topic deserves special attention and needs to be researched in greater detail in order to clarify the concept and its “essential ingredients”. In addition to this theoretical goal, the thesis aimed to study the issue empirically by investigating the present level of financial autonomy of Macedonian higher education system through discussion and analysis of its main dimensions. These were further explored in two ways: from the perspective of formal financial autonomy which refers to the autonomy of institutions granted by law and from the perspective of operational autonomy which refers to the ability of institutions to use the formally granted autonomy in practice. In addition to the exploration of the current state of affairs of the Macedonian higher education system, the study aimed to account for the changes that these dimensions displayed in the last two decades. Finally, the research findings were placed in a wider European context in order to compare them with the findings of other European countries and thus draw conclusions about their similarities and differences as well as whether they are diverging or converging. The data about Macedonia was gathered in a qualitative manner relying primarily on document analysis. In addition, a questionnaire was sent to two national experts with the purpose to confirm the data gathered from the documents. The information about the other European countries consisted of secondary data obtained from already existing comparative studies on financial autonomy covering a wide range of European countries. The results revealed a mismatch between formal and operational autonomy of the Macedonian HEIs with autonomy granted by law being broader than the autonomy experienced in reality. Moreover, the study found out some degree of autonomy in certain dimensions and hardly any autonomy in other. In comparison to the other European countries, differences in half of the dimensions were found. However, despite of the current divergence with the European trends, given the EU aspirations of the country, its commitment to the Bologna process and the influence of the international aid projects, the predictions for the near future are that Macedonia will demonstrate increased similarities with Europe and will converge towards a common European model. |
Description: | Mestrado em Ensino Superior - Erasmus Mundus |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/6379 |
Appears in Collections: | DCSPT - Dissertações de mestrado UA - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.