Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/6200
Title: | E-portefólios para a gestão da identidade digital: estudo de caso da plataforma Sapo Campus Escolas |
Author: | Neves, Alexandre |
Advisor: | Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel Santos, Carlos Manuel das Neves |
Keywords: | Comunicação multimédia Comunicação interpessoal Identidade social Internet: Web 2.0 Comunidades virtuais Interacção homem-computador Serviços web: Ensino básico: Ensino secundário Portfólio |
Defense Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A presente investigação acompanha a concetualização e o
desenvolvimento de um serviço de e-portefólios integrado
na plataforma SAPO Campus Escolas e baseado em
ferramentas e conceitos da Web 2.0. Ao disponibilizar os
meios para que os membros desta plataforma possam criar
um e-portefólio, destacando conteúdo consoante um dado
contexto, objetivo e audiência, pretende-se responder à
problemática referente à gestão das suas identidades
digitais. De forma a melhor abordar este problema de
investigação tornou-se crucial estudar os conceitos que lhe
estão subjacentes. Assim, começou-se por abordar o
conceito de identidade digital e o impacto que as
tecnologias de informação e comunicação tiveram no seu
processo de construção. Para melhor entender esse
impacto analisaram-se os conceitos da Web 2.0 e as
principais mudanças trazidas pela Web Squared, assim
como as ferramentas Web 2.0 da atualidade para uso em
contexto educacional. É também apresentado o conceito por
detrás da plataforma SAPO Campus Escolas e a sua
componente de identidade digital, sobre a qual este estudo
incide. Por fim, é exposto de forma sucinta o conceito de eportefólio
e feita uma análise a vários serviços Web que
compõe o estado da arte nesta área de forma a
compreender quais as funcionalidades mais importantes a
ter em conta na fase de desenvolvimento. Após esta fase
procedeu-se à realização de testes de usabilidade junto dos
diferentes públicos-alvos que, potencialmente, poderão usar
este serviço no sentido de determinar quais as vantagens e
desvantagens do serviço desenvolvido, assim como quais
as suas áreas mais problemáticas. Apesar dos resultados
serem, em geral, bastante satisfatórios, foram identificadas
algumas funcionalidades em que o paradigma de interação
não é o mais adequado. Como resposta a estes resultados
são apresentadas soluções para o futuro desenvolvimento
da aplicação, tanto ao nível de correções, como ao nível de
novas funcionalidades. The following research presents the conceptualization and development of an e-portfolio application based on Web 2.0 tools and concepts, and as part of a larger platform, the SAPO Campus Escolas platform. Providing the means for its users to create an e-portfolio highlighting content by context, purpose and audience, this study aims to respond to issues regarding the management of users’ digital identities. To correctly address these research topics it became crucial to study all the concepts that underlie them, starting by digital identity and the impact it suffered from the use of technologies of information and communication. To better understand this impact, Web 2.0 concepts and tools (for education) were analyzed, as well as the major changes brought by the Web Squared concept. Also presented is the concept behind SAPO Campus Escolas and its approach on digital identity which this study aims to improve. Finally, a quick analysis is made on e-portfolios, and various services that make up the state of the art in this area are studied in order to understand the most important features to consider in the development phase. After this phase a series of usability tests with the various targeted audiences was conducted in order to determine the advantages and disadvantages of the service, as well as, potential usability problems. Despite the positive results, a number of features whose interaction paradigm is not adequate were identified. In response to these results a series of solutions are presented for future development, both in terms of corrections and new features. |
Description: | Mestrado em Comunicação Multimédia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/6200 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertacao.pdf | 7.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.