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http://hdl.handle.net/10773/5543
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Santana, Helena | pt |
dc.contributor.author | Santana, Maria do Rosário da Silva | pt |
dc.date.accessioned | 2012-01-27T15:31:21Z | - |
dc.date.available | 2012-01-27T15:31:21Z | - |
dc.date.issued | 2007-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/5543 | - |
dc.description.abstract | Definindo uma nova e marcante forma de abordar e pensar o musical, a ousadia da pesquisa efectuada pelo compositor francês Olivier Messaien, a mestria da sua técnica e a originalidade do seu pensamento, fazem dele um dos maiores autores de toda a História da Música. O trabalho sobre a cor, a harmonia, o uso do canto dos pássaros, o desenvolvimento do ritmo e da duração como parâmetros cuja função estrutural e estruturante se encontra ao mesmo nível de outros parâmetros discursivos, nomeadamente a altura, fazem-no único. A introdução de diversos elementos da natureza, nomeadamente o canto dos pássaros, e a descrição dos ambientes da natureza próprios ao seu habitat são uma constante. A sua obra revela-se ainda, um edifício de Fé Cristã. Toda a sua produção musical, nomeadamente a pianística, reflecte estes princípios e factos. Yvone Loriod, será a pessoa e intérprete que mais influenciará e marcará a sua obra para piano. A sua mestria técnica e a sua capacidade interpretativa redimensionam-se na escrita do compositor. Através de uma técnica sem mácula Yvone Loriod traduz um universo que também é seu. A obra para piano solo Cantéyodjayâ (1949), composta durante a sua estadia no Berkshire Music Center, condensa diversas técnicas e preocupações compositivas do seu autor, reflectindo igualmente a técnica interpretativa de Yvone Loriod. A obra, que se liga directamente a Quatre Études du Rythme, Neumes Rythmiques, Mode de Valeurs et d’intensités e Iles de Feu I e II, utiliza diversos deci-tâlas, séries cromáticas a nível rítmico e diversos procedimentos de criação e transformação rítmica. Através dela propomo-nos mostrar as diversas vertentes da sua técnica e escrita que, respondendo a um forte apelo criativo, desenvolve uma linguagem onde realiza a simbiose entre duas fortes componentes sensoriais - o som e a cor – dignificando e aspirando ao Divino. Pretendemos ainda mostrar de que forma a técnica interpretativa de Yvone Loriod concorre para este facto, e de que forma a sua escrita eleva e redimensiona a produção musical deste instrumento. Para alguns autores a dimensão da sua produção musical para piano é considerada somente superior à produção musical de Claude Debussy. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Olivier Messian | pt |
dc.subject | Cantéyodjayâ | pt |
dc.subject | Música piano | pt |
dc.subject | Formalização musical | pt |
dc.subject | Ritmo | pt |
dc.title | O engenho e a arte em Cantéyodjayâ de Olivier Messiaen | pt |
dc.type | conferenceObject | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
ua.publicationstatus | published | pt |
ua.event.date | 10-12 maio, 2007 | pt |
ua.event.type | meeting | pt |
degois.publication.location | Aveiro | pt |
degois.publication.title | Performa'07 - encontros de investigação em performance | - |
Appears in Collections: | DeCA - Comunicações |
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Performa 07 messiaen.pdf | 18.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
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