Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/5484
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santana, Helena | pt |
dc.contributor.author | Santana, Rosário | pt |
dc.date.accessioned | 2012-01-26T16:21:12Z | - |
dc.date.available | 2012-01-26T16:21:12Z | - |
dc.date.issued | 2004-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/5484 | - |
dc.description.abstract | Da colaboração de Philip Glass e Godfrey Reggio surge um conjunto de filmes que prima pela originalidade e qualidade da sua concepção tanto sonora como visual. Analisando os filmes que compõem a trilogia Qatsi concebida ao longo de duas décadas criativas – Koyaanisqatsi (1982), Powaqqatsi (1988) e Naqoyqatsi (2002), deparamo-nos com momentos de grande beleza pictural e sonora; a narrativa visual encontrando o seu paralelo na musical. Embora alguns autores sejam da opinião que a componente musical não enfatiza os climas dramáticos propostos, somos da opinião que para além de os enfatizar está concebida segundo os mesmos princípios, técnicas e ideais criativos. Fruindo o objecto artístico que se nos apresenta claro e incisivo, verificamos que os excertos que compõem a narrativa musical, encerrando todas as características técnicas e estilísticas do compositor, se revelam de uma intensidade dramática elevada necessitando de longos espaços de tempo para se desenvolver e fruir. A metamorfose lenta das texturas contribui para a alienação e o transe, verificando-se um nítido paralelismo entre o visual e o sonoro; o processo musical possuindo um equivalente visual. Música e imagem, interagindo de forma a criar um objecto artístico de um forte impacto e originalidade, de uma intensa beleza sonora e visual, transformam universos de sons em universos de imagens, imagens de som em sons de imagem. Na realização deste texto move-nos a vontade de mostrar como a narrativa sonora e visual seguem os mesmos ideais técnicos e estilísticos e a forma como interagem na criação de objectos artísticos de rara beleza e originalidade. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade da Beira Interior | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Música filme | pt |
dc.subject | Glass | pt |
dc.subject | Regio | pt |
dc.subject | Trilogia Quatsi | pt |
dc.title | Imagens de som / Sons de Imagem: Philip Glass versus Godfrey Reggio | pt |
dc.type | conferenceObject | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
ua.publicationstatus | published | pt |
ua.event.date | 21-22 abril, 2004 | pt |
ua.event.type | congress | pt |
degois.publication.firstPage | 127 | - |
degois.publication.lastPage | 132 | - |
degois.publication.location | Covilhã | pt |
degois.publication.title | Actas do III SOPCOM, VI LUSOCOM e II IBÉRICO | - |
degois.publication.volume | 1 | - |
dc.relation.publisherversion | http://www.lusocom2004.ubi.pt/index.html | * |
Appears in Collections: | DeCA - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
helena-santana-rosario-santana-imagens-de-som-sons-de-imagem.pdf | documento principal | 139.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.