Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/5409
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santana, Helena | pt |
dc.contributor.author | Santana, Rosário | pt |
dc.date.accessioned | 2012-01-25T15:18:30Z | - |
dc.date.available | 2012-01-25T15:18:30Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.isbn | 972-8746-13-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/5409 | - |
dc.description.abstract | Actualmente, as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação tornam possível a concepção e realização de universos musicais novos e originais. Concebidos segundo estruturas de pensamento e de linguagem provenientes de domínios científicos extramusicais, integram novas formas de organizar o discurso. O espectáculo multimédia, por outro lado, permite a convergência de diversos meios de produção artística. Sabendo que os intervenientes no processo criativo mantêm relações de interacção que levam à sua influência reciproca, esta determinará a personalidade e a postura do indivíduo face à ciência, à tecnologia, à criação, à música e a todas as outras formas de arte, bases da sua formação e desenvolvimento. É ainda de considerar que a música, a criação artística contemporânea e as novas tecnologias da informação e da comunicação, levarão o indivíduo a confrontar-se consigo próprio e com o mundo exterior a si, levando-o a definir-se através de uma constante pesquisa das estruturas técnicas, discursivas e estéticas da obra. Essa aprendizagem pode tomar como referência vários autores, correntes técnicas e estéticas, com uma aplicação no quadro específico de cada disciplina. Utilizando um objecto exterior a si, o indivíduo surge metamorfoseado e transformado pelos diferentes agentes de educação e inovação que, como meio de expressão artística, permitem a convergência de diferentes áreas do saber conduzindo à obra de arte total. Este poster pretende mostrar como esta forma de criação potencia o processo de ensino/aprendizagem, e de como, através do uso das novas tecnologias da informação e comunicação, facilita o processo de inclusão e aceitação do novo. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Centro de Competência Nónio Século XXI, Universidade do Minho | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Espectáculo multimédia | pt |
dc.subject | Novas tecnologia | pt |
dc.subject | Música contemporânea | pt |
dc.title | Impression.ARTE | pt |
dc.type | conferenceObject | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
ua.publicationstatus | published | pt |
ua.event.date | 11-13 maio, 2005 | pt |
ua.event.type | conference | pt |
degois.publication.firstPage | 829 | pt |
degois.publication.lastPage | 832 | pt |
degois.publication.location | Braga | pt |
degois.publication.title | Challenges 2005 – IV Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação | - |
Appears in Collections: | DeCA - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
challenges 2005.pdf | documento principal | 16.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.