Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/5409
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantana, Helenapt
dc.contributor.authorSantana, Rosáriopt
dc.date.accessioned2012-01-25T15:18:30Z-
dc.date.available2012-01-25T15:18:30Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.isbn972-8746-13-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/5409-
dc.description.abstractActualmente, as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação tornam possível a concepção e realização de universos musicais novos e originais. Concebidos segundo estruturas de pensamento e de linguagem provenientes de domínios científicos extramusicais, integram novas formas de organizar o discurso. O espectáculo multimédia, por outro lado, permite a convergência de diversos meios de produção artística. Sabendo que os intervenientes no processo criativo mantêm relações de interacção que levam à sua influência reciproca, esta determinará a personalidade e a postura do indivíduo face à ciência, à tecnologia, à criação, à música e a todas as outras formas de arte, bases da sua formação e desenvolvimento. É ainda de considerar que a música, a criação artística contemporânea e as novas tecnologias da informação e da comunicação, levarão o indivíduo a confrontar-se consigo próprio e com o mundo exterior a si, levando-o a definir-se através de uma constante pesquisa das estruturas técnicas, discursivas e estéticas da obra. Essa aprendizagem pode tomar como referência vários autores, correntes técnicas e estéticas, com uma aplicação no quadro específico de cada disciplina. Utilizando um objecto exterior a si, o indivíduo surge metamorfoseado e transformado pelos diferentes agentes de educação e inovação que, como meio de expressão artística, permitem a convergência de diferentes áreas do saber conduzindo à obra de arte total. Este poster pretende mostrar como esta forma de criação potencia o processo de ensino/aprendizagem, e de como, através do uso das novas tecnologias da informação e comunicação, facilita o processo de inclusão e aceitação do novo.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherCentro de Competência Nónio Século XXI, Universidade do Minhopt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEspectáculo multimédiapt
dc.subjectNovas tecnologiapt
dc.subjectMúsica contemporâneapt
dc.titleImpression.ARTEpt
dc.typeconferenceObjectpt
dc.peerreviewedyespt
ua.publicationstatuspublishedpt
ua.event.date11-13 maio, 2005pt
ua.event.typeconferencept
degois.publication.firstPage829pt
degois.publication.lastPage832pt
degois.publication.locationBragapt
degois.publication.titleChallenges 2005 – IV Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação-
Appears in Collections:DeCA - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
challenges 2005.pdfdocumento principal16.26 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.