Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/4679
Title: | A cenografia nas notícias televisivas em Portugal: um estudo de eye tracking |
Author: | Rodrigues, Rui Pedro Costa |
Advisor: | Veloso, Ana Isabel Barreto Furtado Franco de Albuquerque Azevedo, José Manuel Pereira |
Keywords: | Comunicação multimédia Comunicação audiovisual Televisão Noticiários: Atitudes dos espectadores Cenografia |
Defense Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Desde o seu aparecimento, as notícias televisivas têm sofrido nas últimas
décadas diversas mudanças, tanto ao nível de conteúdo e linguagem como
também no que diz respeito às questões cenográficas. Estas últimas têm
apresentado evoluções consideráveis nos últimos anos, desde o aparecimento
e aperfeiçoamento de alguns elementos gráficos como é o caso dos tickers
(rodapés), do logótipo da estação televisiva, do pictograma, do título da notícia,
como também do pivô e de todo o espaço físico.
Assim, um dos grandes problemas que sempre se colocou na visualização de
notícias televisivas foi a recepção e o processamento da informação destes
programas por parte dos telespectadores, tendo em conta a panóplia de
estímulos visuais e auditivos com que estes são confrontados. Tendo em conta
estes aspectos, este trabalho foca-se essencialmente na influência da
disposição dos elementos gráficos, no que concerne ao processo de
descodificação da mensagem dos programas de notícias televisivas.
Para tal, será realizado um estudo de caso utilizando a tecnologia de eye
tracking, sendo considerados para alvo de testes dois tipos de notícias
televisivas, um com elementos gráficos e outro sem quaisquer elementos
gráficos, apenas com o pivô (cleanfeed). Por fim, através de um inquérito por
questionário, os participantes serão interrogados sobre os conteúdos
integrados nos diversos elementos gráficos presentes nas notícias televisivas.
Finalmente, pretende-se com este estudo de caso perceber a forma como os
telespectadores recepcionam e processam a informação dos diversos
elementos gráficos presentes em notícias televisivas. Since its emergence, the TV News has experienced several changes in the last decades, both in content and language but also regarding scenography settings. These settings have shown considerable evolution in the past recent years, since the advent and improvement of some graphics such as tickers (footnotes), TV station's logos, cookies and news headlines, as well as the anchor and entire physical space. Thus, a major problem that always stood in viewing TV News was the way the viewers received and processed the information broadcasted by these programs, given the variety of visual and auditory stimulations with which they were confronted. Given these aspects, this work focuses on the influence of the graphics layout. Specifically it will focus on the message decoding process related to TV news and current affairs programs. To achieve these goals, a case study using eye tracking technology has been performed. This technology will test two types of TV News: one with graphics and one cleanfeed (only with the anchor). Finally, through a survey questionnaire, participants are questioned about the contents within the various graphic elements found in TV News. Finally, the results obtained through this process allow better understanding on how viewers approve and process the information from various graphic elements present in TV News. |
Description: | Mestrado em Comunicação Multimédia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4679 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Final.pdf | 8.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.