Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/4626
Title: Materiais do quotidiano como recursos para aprendizagens sobre mudanças de estado no 1º CEB
Author: Soares, Carla Manuela Borges
Advisor: Martins, Isabel P.
Keywords: Educação em ciências
Estado sólido
Estado líquido
Mudança de estado (Física)
Estratégias da aprendizagem
Ensino básico 1º ciclo
Defense Date: 2007
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A escola tem cada vez mais um papel fundamental no sentido de poder contribuir para a inserção e intervenção dos cidadãos na sociedade. Destacando-se a necessidade de educar para a participação do cidadão e sua tomada de decisões na sociedade, é premente repensar as finalidades, as metodologias, as estratégias, o papel do professor e do aluno no ensinoaprendizagem das ciências desde muito cedo. A necessidade de ensinar e aprender ciências desde cedo, a falta de preparação dos professores do 1ºCEB para o fazer, a qualidade das propostas dos manuais escolares de Estudo do Meio, recurso utilizado por grande parte dos professores deste nível de ensino, e a escassez de recursos didácticos alternativos, fundamentam a necessidade de se investir na concepção e planificação de unidades didácticas. O estudo desenvolvido procura contribuir para uma melhor compreensão do modo como no 1ºCEB se pode abordar o tema das mudanças de estado: Fusão e Solidificação. Trata-se de fenómenos correntes no quotidiano os quais não são adequadamente interpretados pelas crianças e sobre os quais as estratégias didácticas usadas pelos professores também são muito incipientes. Neste sentido, foi elaborado com base na identificação das concepções de um grupo de 9 crianças (9 e 10 anos) sobre os fenómenos de solidificação e de fusão, recorrendo a materiais de uso quotidiano das crianças, um conjunto de actividades que constituíram o módulo interactivo a ser implementado num ambiente de ensino não formal, na Fábrica - Centro Ciência Viva, em Aveiro. Faz-se referência à concepção, descrição e exploração do Módulo interactivo por crianças orientadas pelo monitor, à análise dos dados recolhidos durante a exploração, e às opiniões dos seus professores/educadores acompanhantes. O estudo envolveu 3 turmas do 1ºCEB e 4 turmas do Jardim-de-Infância, oriundas do litoral centro do país. Ao todo estiveram implicadas 128 crianças, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 3 e os 11 anos de idade e os seus respectivos professores/educadores. No final, tendo em consideração os resultados obtidos, e destinadas a Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico que pretendam melhorar as suas práticas sobre o ensino do tema, apresenta-se um conjunto de sugestões didácticas sobre os fenómenos de solidificação e de fusão, para serem implementadas em sala de aula, numa perspectiva de ensino experimental das ciências.
School has more and more an essential role as it contributes to citizens’ inclusion and intervention in society. Being eminent the necessity to educate for citizens’ participation on the taking of decisions in the society, it is urgent to reconsider purposes, methodologies, strategies, and the role of teachers and students in science teaching and learning since early school years. The importance of teaching and learning science since early, the lack of knowledge that primary school teachers have to make it, the quality of the proposals in science textbooks, which are the resource mainly used by primary school teachers, and the lack of alternative didactical resources, justify the need to focus on the development and conception of didactical units. The purpose of this study is to contribute for a better understanding of teaching and exploring the subject Changes of State: melting and solidification with primary-aged pupils. It is about everyday occurrences, that are not adequately interpreted by children and upon which didactical strategies used by teachers are also very incipient. Therefore, considering the alternative ideas identified in a group of 9 children (9 and 10 years) about solidification and melting, a set of activities was developed using children’s familiar materials. These activities constitute an interactive module that was implemented in an “non-formal” education environment, in Fábrica - Centro Ciência Viva, in Aveiro. We make reference to the conception, description and exploration of the interactive module by children guided by monitors, as well as the analysis of data collected with the involved children and their teachers/educators opinions. The study involved 3 Primary School classes and 4 Kindergartens classes, from the coastal centre of the country. In total, 128 children, male and female, with ages between 3 and 11 year olds, were involved with their respective professors/educators. Using the results as a basis and for Primary School Teachers that want to improve their practice in science teaching about the solidification and melting situations, we present some suggestions of didactical strategies to explore in primary classroom, in a perspective of experimental science teaching.
Description: Mestrado em Educação em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/4626
Appears in Collections:DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado



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