Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/4567
Title: O SPC do software Boardmaker e o universo conceptual português: uma proposta de adaptação
Author: Almeida, Ana Rita
Advisor: Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves
Branco, Vasco Afonso da Silva
Keywords: Tecnologia educativa
Sistemas de comunicação - Design
Comunicação visual
Defense Date: 2006
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A presente dissertação de mestrado resulta de um estudo realizado sobre a adaptação cultural de um Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação (SAAC), mais concretamente, o SPC (Sistema Pictográfico de Comunicação) integrado no software Boardmaker (versão 5.2). O objectivo deste estudo foi desenvolver uma alternativa gráfica ao SPC mais adequada ao universo conceptual português, bem como, compreender a importância do designer de comunicação no desenvolvimento de recursos pedo-didácticos de SAAC. Para tal foi desenvolvido um estudo que englobou, junto de educadores de CAA, a selecção de signos SPC que apresentavam maiores desadequações culturais, procedendo-se em seguida à análise dos dados, redesenho de novas propostas dos signos seleccionados e respectiva avaliação. Este estudo permitiu-nos aferir que a adaptação de um sistema de signos gráficos de SAAC a uma língua diferente da língua em que é concebido, se deve pautar não só pela sua tradução, como também pelo redesenho e desenho de novos signos no sistema. Verificámos também que o designer de comunicação, enquanto construtor de artefactos comunicacionais, pode resolver de forma adequada problemas gráficos de recursos pedo-didácticos de CAA. O mesmo estudo permitiu aferir também que um software de signos gráficos deve permitir o acesso aos signos de um sistema, assim como deve possibilitar a alteração dos mesmos por combinações de elementos dos próprios signos, e não pelo o seu redesenho efectivo, devendo este fornecer indicações sobre as características formais do sistema e correcta alteração dos signos. No final do presente trabalho são avançadas sugestões para estudos futuros.
The present MA study results from research conducted about the cultural adaptation of an Augmentative and Alternative Communication System (AACS), the PSC (Pictographic System of Communication) integrated in the software Boardmaker (version 5.2). The objective of the study consisted in developing a graphic alternative to the PSC, more adequate to the Portuguese conceptual universe, and also to understand the importance of the communication designer in the development of AACS didactic resources. For that purpose a study was developed that encompassed, with the participation of AAC educators, the selection of PSC signs that exhibited greater cultural inadequacy, the redrawing of new proposals for those signs and their respective evaluation. The study allowed us to understand that the adaptation of an AAC system of graphic signs to a language that is different from its original one has to be undertaken not only in terms of translation but also in terms of the (re)drawing of new signs in the system. We also verified that the communication designer, while constructor of communicational artefacts, can effectively solve graphic problems found in AAC didactic resources. This study also allowed to assess that a graphic signs software should not only allow access to the signs of a system but also permit changing the signs by means of the combination of elements of the signs themselves, and not by means of their effective redrawing, offering information about the formal characteristics of the system for their correct modification. Suggestions for further research are put forward.
Description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/4567
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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