Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/44921| Title: | Identificação de potenciais marcadores (fonológicos) clínicos com base no Corpus PhonoDis: o caso do rótico alveolar |
| Author: | Santos, Cátia Liliana |
| Advisor: | Oliveira, Catarina Alexandra Monteiro de Ramalho, Margarida |
| Keywords: | Constituintes silábicos Desenvolvimento fonológico atípico Extensão de palavra Fonologia não linear Português-europeu Rótico alveolar |
| Defense Date: | 18-Dec-2024 |
| Abstract: | Os estudos recentes apontam para uma correlação entre a aquisição
dos segmentos e as propriedades prosódicas da língua, contribuindo
para a identificação de marcadores fonológicos. O rótico alveolar é
descrito como um segmento de aquisição tardia. Também a
constituência silábica, essencialmente a posição de ataque ramificado e
coda, tem sido reconhecida como problemática, junto das crianças com
alterações fonológicas. As palavras polissilábicas são também
referenciadas como problemáticas. Deste modo, a presente dissertação
tem como objetivo a descrição e análise do comportamento linguístico
do /ɾ/, considerando as variáveis prosódicas constituência silábica e
extensão de palavra, em crianças com desenvolvimento fonológico
atípico. Pretende-se ainda identificar marcadores (fonológicos) clínicos
através da análise das variáveis na relação com o diagnóstico
diferencial.
Foram avaliadas, com o Cross-Linguistic Child Phonology Project –
Português Europeu, 34 crianças com idades compreendidas entre os
4;00 e os 8;03 anos, com Perturbações do Desenvolvimento da
Linguagem (PDL) e com Perturbações dos Sons da Fala (PSF) de base
fonológica. Os dados de fala foram todos incluídos no corpus PhonoDis
e analisados através do Phon 3.1.
Os resultados do estudo indicam que o /ɾ/ apresenta taxas de acerto
reduzidas, sendo um segmento problemático. As maiores fragilidades
surgem quando este está numa sílaba complexa, essencialmente em
ataque ramificado, tanto na PDL como na PSF. Os resultados da
extensão de palavra foram pouco consistentes, porém denotam-se
maiores fragilidades na produção do segmento em AR em palavras de
maior extensão, em ambos os grupos.
Assim, o /ɾ/ em AR e em Cd é um forte candidato a marcador clínico de
crianças com perturbações da linguagem primárias. É também evidente
a necessidade de investigações futuras relativas à extensão de palavra. Recent studies indicate a correlation between segment acquisition and the prosodic properties of language, contributing to the identification of phonological markers. The alveolar rhotic is described as a late-acquired segment. Additionally, syllabic constituency, especially the branched onset and coda positions, has been recognized as challenging for children with phonological disorders. Polysyllabic words are also cited as problematic. Thus, this dissertation aims to describe and analyze the linguistic behavior of /ɾ/, considering the prosodic variables of syllabic constituency and word length, in children with atypical phonological development. Another objective is to identify (phonological) clinical markers by analyzing the variables in relation to differential diagnosis. Thirty-four children aged between 4;00 and 8;03 years with Developmental Language Disorders and Speech Sound Disorders of phonological origin were evaluated using the Cross-Linguistic Child Phonology Project – European Portuguese. All speech data were included in the PhonoDis corpus and analyzed through Phon 3.1.. The study results indicate that /ɾ/ shows low accuracy rates, representing a problematic segment. The greatest difficulties occur when /ɾ/ appears in a complex syllable, particularly in a branched onset, in both DLD and SSD. The results regarding word length were less consistent; however, greater weaknesses in producing the segment in branched onset were observed in longer words in both groups. Therefore, there is a clear need for future research concerning word length, and /ɾ/ in branched onset and coda positions is a strong candidate as a clinical marker for children with primary language disorders. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10773/44921 |
| Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado ESSUA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Documento_Cátia_Santos.pdf | 1.77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.






