Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/4489
Title: | Sistema de informação e necessidades educativas especiais |
Author: | Cerqueira, Margarida de Melo |
Advisor: | Martins, Joaquim Arnaldo Carvalho Sousa, Liliana Xavier |
Keywords: | Gestão da informação - Teses de mestrado Tecnologias da informação e comunicação Educação especial |
Defense Date: | 2003 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente trabalho propõe-se apresentar um modelo possível para um
sistema de informação sobre Necessidades Educativas Especiais
(NEE).
Tendo em consideração as possibilidades de partilha alargada da
informação disponível que a Internet nos oferece, considerámos
importante explorar esse potencial em áreas cuja necessidade de
informação e de troca de experiências é elevada. É o caso das
Necessidades Educativas Especiais.
O conceito de escola inclusiva assenta num modelo que exige,
claramente, uma organização interna que dê respostas adequadas a
todos e a cada um dos alunos portadores de NEE. Tal sistema
possibilitará às escolas o acesso rápido e eficaz à informação
institucional e especializada de que necessitam, e que neste momento
se encontra dispersa pelos variados agentes de intervenção.
Procedeu-se, previamente, ao levantamento de necessidades junto da
população-alvo com o intuito de aferir as lacunas de informação. Será,
portanto, um sistema direccionado para todos os elementos da
comunidade escolar: pais, professores, alunos, auxiliares da acção
educativa, técnicos, … e que abordará a temática das NEE através de
conceitos como deficiência e incapacidade.
Parece-nos, pois, muito pertinente a existência de um sítio
especialmente vocacionado para as NEE. Ao centralizar informação
relativa a organizações educativas e de reabilitação, políticas nacionais
e internacionais, projectos de investigação, formação e eventos,
tecnologias de apoio e estatísticas oficiais, funcionará simultaneamente,
como um espaço específico para consultoria, comentários e opiniões.
O modelo do sistema de informação desenvolvido apresenta ainda a
particularidade de abranger todos os níveis de ensino, incluindo o
superior, geralmente descurado neste âmbito. Finalmente, a concepção
da interface expressamente desenhada para o sítio e que também se
mostra neste trabalho, teve em conta os parâmetros de acessibilidade. The purpose of this work is to present one possible model for a Special Education Needs information system. Considering the possibilities offered by Internet in what concerns enlarged share of the available information, to make the most of that potentiality has been strongly considered, especially in areas where information and experience exchange needs are deeply felt. SEN is the case. The conceit of inclusive school lies on a model that clearly demands a kind of organization that might adequately respond to each and every SEN student. Such a system will provide schools with fast and efficient access to the expertise and institutional information they need. That information is at the moment scattered about the various intervenient departments. Assessment on information needs has been previously carried out. The system will thus target the whole school community: parents, teachers, students, technicians … and will approach the SEN subject through such conceits as deficiency and inability. We have considered as pertinent a site with SEN related information. It will centralize information connected with educational and rehabilitation organizations, national and international policies, research projects, training and issues, support technologies and official statistics; simultaneously it will work as a place for consultation, comments and opinion. This system will comprehend all levels of education, including the superior level, most of the times carelessly set apart. Finally, the information system design is currently presented together with the designed interface model, which is supposed to fit the site in terms of accessibility. |
Description: | Mestrado em Gestão da Informação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4489 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.