Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/43882| Title: | A análise comparativa com base na linguística estruturalista: a fonologia e a sintaxe entre português e chinês como exemplo |
| Author: | Tiankuo Tan |
| Advisor: | Suisse, Abdelilah |
| Keywords: | Linguística estruturalista Aprendizagem da língua Análise comparativa |
| Defense Date: | 27-Sep-2024 |
| Abstract: | Desde o estabelecimento de relações amistosas entre a China e Portugal no século XX, muitos estudantes chineses tomaram a iniciativa de escolher o português como segunda ou terceira língua estrangeira para estudar e a maior parte dos seus materiais de aprendizagem são dominados por descrições das regras da língua. Neste sentido, o nosso trabalho é uma seleção e extensão deste passo, baseado na teoria da Linguística Estruturalista, propondo uma hipótese de análise comparativa decorrente do campo da aprendizagem de línguas. Analisando e comparando as regras de dois sistemas linguísticos, prevemos as dificuldades dos aprendentes na aprendizagem interlinguística e colocamo-las no centro da aprendizagem. O presente trabalho mostra as semelhanças e diferenças entre o português e o chinês em termos de fonologia parcial e relações sintáticas e demonstra a utilização da análise comparativa para fornecer ideias para o ensino e aprendizagem de línguas. Since the establishment of friendly relations between China and Portugal in the 20th century, many Chinese students have taken the initiative to choose Portuguese as a second or third foreign language to study and most of their learning materials are dominated by descriptions of the rules of the language. In this sense, our work is a selection and extension of this step, based on the theory of Structural Linguistics, proposing a hypothesis of comparative analysis arising from the field of language learning. By analysing and comparing the rules of two linguistic systems, we predict learners' difficulties in interlingual learning and place them at the centre of learning. This paper shows the similarities and differences between Portuguese and Chinese in terms of partial phonology and syntactic relations and demonstrates the use of comparative analysis to provide ideas for language teaching and learning. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10773/43882 |
| Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DLC - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Documento_Tiankuo_Tan.pdf | 762.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.






