Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/4323
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTalaia, Máriopt
dc.contributor.authorSaúde, Maria Alice Matospt
dc.date.accessioned2011-11-10T18:02:14Z-
dc.date.available2011-11-10T18:02:14Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/4323-
dc.descriptionMestrado em Gestão Curricularpt
dc.description.abstractNo ensino secundário pretende-se que os alunos desenvolvam e adquiram uma literacia científica que os torne cidadãos informados, activos e capazes de não só discutir mas também contribuir para encontrar as soluções para os problemas com que se deparam no mundo em que vivem. Cabe aos professores serem mais um elo de alicerce para estas orientações curriculares. A literatura da especialidade mostra que é conhecida a dificuldade que os alunos dizem sentir na aprendizagem da disciplina de Matemática e portanto manifestam essa mesma atitude negativa em relação à disciplina de Física e Química. Esta dissertação surge como uma contribuição para minimizar esses efeitos e conceitos aprendidos na Física e Química e na Matemática, favorecendo a articulação curricular entre as duas disciplinas. Esta investigação considera conteúdos de Trigonometria e Comunicações a curta distância, o primeiro da disciplina de Matemática e o segundo da de Física e Química inserido no currículo do 11.º ano de escolaridade. É dada ênfase à função seno e função co-seno como ferramentas, a usar na Física e Química e, através dos seus fenómenos físicos estabelecer a modelação matemática. É mostrada a contribuição que a Matemática desempenha na Física através da identificação de algumas vogais usando a voz humana, quando se recorre às figuras de Lissajous.pt
dc.description.abstractIn secondary school students are expected to develope and acquire a scientific literacy which makes them informed citizens, active and capable not only to discuss, but also contribute to the finding of solutions to the problems found in the world today. It is well known that students have difficulties in the learning of maths and therefore, they also show a negative approach to the chemical and physics subject. This dissertation comes from the contribution given to help students to relate all that they have learned in chemical physics and maths, and therefore improving the curriculum knowledge between the two subjects. This study is based on the contents of Trigonometry and Communications within a close range, the first one on maths and the second of chemical and physics which is included in the 11th grade scholar year. We start by emphasing the role of sine and cosine as working tools to use in chemical and physics, and through it´s physical phenomena´s establish the mathematical modelling. This way we present a contribution to identify some vowels, using the voice through the design of Lissajous figures.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesenvolvimento dos currículospt
dc.subjectEnsino da matemática: Ensino secundáriopt
dc.subjectEnsino da química: Ensino secundáriopt
dc.subjectCooperação em educaçãopt
dc.titleArticulação curricular entre a matemática e a físicapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf7.13 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.