Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/4212
Title: A correcção do texto escolar num contexto de supervisão / Ana Paula de Oliveira Ramos ; sob orientação de Maria de Fátima Mamede Albuquerque
Author: Ramos, Ana Paula de Oliveira
Advisor: Albuquerque, Maria de Fátima Mamede de
Keywords: Supervisão de professores
Língua portuguesa
Ensino da língua materna
Expressão escrita - Correcção de erros
Defense Date: 2002
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Pretendemos , com esta Dissertação, fazer um estudo, dentro do enfoque da aceitação textual, estabelecendo a complexa ligação entre os códigos de “monitoring” e de “managing”, utilizados pelo Professor de Português em sala de aula. Partindo da análise feita por professores estagiários , de textos de alunos, vamos definir parâmetros de aceitação pré-fixados que enfermam a atitude do professor-estagiário, ao colocar-se em função de avaliador. Seguidamente, iremos sistematizar os possíveis níveis de tolerância interactiva que permitem que a continuidade do diálogo em aula seja restaurado, quando o professor recorre a diversos sistemas linguísticos de resolução de problemas. Finalmente, analisamos as instruções de correcção, fornecidas pelos professores, para concluir sobre o ajuste destas, e verificar a identificação entre os processos de intencionalidade possíveis, usados pelos alunos e os respectivos códigos de aceitabilidade a que o professor recorreu. Segue-se, em conclusão, algumas instruções para o professor/supervisor, que lhe permitam desenvolver em contextos de formação inicial uma metodologia do ensino da escrita, integrando modelos de correcção.
Description: Supervisão
URI: http://hdl.handle.net/10773/4212
Appears in Collections:DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
324.pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.