Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41923
Title: Dinâmicas de supervisão na formação de professores: uma experiência num contexto de resolução de problemas
Author: Rodrigues, Margarida
Advisor: Fernandes, Domingos
Keywords: Supervisão de professores
Ensino reflexivo
Formação de professores
Defense Date: 2000
Abstract: Nesta investigação estudaram-se as dinâmicas de supervisão geradas no desenvolvimento de um programa de formação. Tentou-se relacionar as dinâmicas com o envolvimento de professoras principiantes e a superação das dificuldades surgidas. O programa de formação centrou-se numa proposta de tarefas de resolução de problemas e na utilização da calculadora gráfica. Assim, procurou-se responder às seguintes questões: a)- Em que medida as dinâmicas de supervisão facilitaram o envolvimento dos professores nas actividades do programa de formação? b)- Que dificuldades revelam os professores no desenvolvimento das actividades do programa de formação, em especial nas tarefas de resolução de problemas? c )- Como é que as dinâmicas de supervisão se relacionam com a superação das dificuldades reveladas durante a concretização do plano de formação? Como metodologia de investigação optou-se por realizar um estudo qualitativo, do tipo descritivo. Participaram três professoras que estavam a frequentar o seu estágio pedagógico na Escola Secundária onde decorreu o estudo. Promoveu-se um programa de formação centrado numa proposta de tarefas de resolução de problemas e utilização da calculadora gráfica nessas tarefas. O programa de formação foi o contexto privilegiado da investigação. A implementação da proposta teve lugar durante o 2° período desse ano lectivo. A recolha de dados fez-se recorrendo a entrevistas, documentos escritos e observações. As professoras principiantes, que revelaram ter concepções muito semelhantes sobre a matemática e o seu ensino, consideram que a resolução de problemas pode motivar os alunos e que as tarefas podem ser úteis na sala de aula. Quando tiveram de implementá-las na prática lectiva manifestaram algumas dificuldades em gerir a sua utilização em sala de aula e dúvidas quanto à eficácia e aos resultados daquelas experiências para o futuro dos alunos. Algumas dificuldades apresentadas pelas professoras principiantes podem dever-se: à natureza inovadora das tarefas, à novidade que apresentava o preparar e implementar aulas de resolução de problemas; à insegurança no domínio da resolução de problemas e da utilização da calculadora gráfica; à incerteza em relação às capacidades pessoais em relação ao trabalho a desenvolver; à incapacidade de gerir o tempo no decorrer da implementação das tarefas na sala aula e o não cumprimento dos programas; à falta de hábitos de reflexão sobre a prática pedagógica. As dinâmicas de supervisão geradas neste contexto permitiram identificar aspectos da referida supervisão que se concluiu terem ajudado as professoras principiantes a envolverem-se no trabalho, a superar algumas das suas dificuldades e a promover a reflexão sobre a Matemática e o seu ensino. As dinâmicas geradas, fundamentalmente no plano do relacionamento interpessoal, passaram por uma ajuda da supervisora e colaboração das professoras em: planificar, preparar e avaliar o processo de ensino aprendizagem; identificar problemas e dificuldades tentando resolvê-los; definir planos de acção a seguir; desenvolver o gosto pelo ensino; analisar criticamente programas, textos de apoio, leituras actualizadas; desenvolver o espírito de reflexão; fomentar desenvolvimento pessoal e profissional. Alguns procedimentos intencionais, geradores de dinâmicas próprias, facilitaram o desenvolvimento da proposta inovadora, nomeadamente: a)- a apresentação fundamentada das tarefas; b )- a ajuda e colaboração na preparação das tarefas para a sala de aula; c )- a discussão e diálogos nas sessões de supervisão; d)- a adopção de uma estratégia de incentivos e reforços positivos, utilizando uma comunicação empática, em situações de maior desagrado; e)- as leituras, e as reacções criticas às leituras; f)- as reflexões sobre a prática pedagógica. Como resultado deste estudo pode-se concluir que as tarefas de resolução de problemas com recurso à calculadora gráfica: a)- assumiram um valor didáctico inovador; b )- catalisaram da parte das professoras principiantes um envolvimento que foi determinante para o desenvolvimento do programa de formação; c )- permitiram que fossem geradas dinâmicas de supervisão facilitadoras da superação de algumas dificuldades manifestadas no decorrer do programa de formação. Na formação de professores principiantes deverão ser concebidos programas de formação, nos quais o supervisor desempenhe um papel de ajuda e colaboração, e em que se diversifiquem as tarefas e os tipos de problemas, a serem implementados na sala de aula. Desta forma pensa-se poder estar a contribuir para um maior envolvimento no programa de formação de professores principiantes, fomentando nestes o espírito de inovação e o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
ln this investigation the dynamics of supervision generated in the development of a training programme were studied. An attempt was made to relate these dynamics with the involvement of three novice teachers and the overcoming of the difficulties which arose. The training programme was centred on proposed problem-solving tasks and on the use of the graphic calculator. ln this way an answer was sought to the following questions: a)- To what extent did the dynamics of supervision facilitate the involvement of the teachers in the activities of the training programme? b )- What difficulties become apparent to the teachers in the development of the activities of the training programme, in particular in the problem-solving tasks? c )- How do the dynamics of supervision relate to the overcoming of difficulties revealed during the substantiation of the training scheme? The methodology of investigation chosen was a qualitative study of the descriptive kind. Participating were three probationary teachers at the secondary school where the study was conducted. A training programme was put forward centred on proposed problem-solving tasks and the use of the graphic calculator in these tasks. The training programme was the prime focus of the investigation. The implementation of the proposal was made during the second term of the sarne school year. The gathering of data was done through recourse to interviews, written documents and observations. The novice teachers, who harboured very similar concepts of Mathematics and its teaching, considered that resolving problems can motivate pupils and that the tasks can be useful in the classroom. When they had to implement them in practice some difficulties emerged in directing their usage in the classroom, and doubts arose as to the efficacy and the results of those experiences for the pupils' future. Some difficulties reported by the novice teachers may be due to the innovative nature of the tasks, to the novelty in preparing and implementing problem-solving lessons; insecurity in the mastery of problem-solving and the use of the graphic calculator; uncertainty with regard to personal capacity for the job to be done; the inability to manage tiine in the implementation of the tasks in the classroom and the non-compliance with the programmes; the lack of the habit of reflecting on pedagogical practice. The dynamics of supervision generated in this context allowed the identification of aspects of this supervision, which, it was concluded, had helped the novice teachers to involve themselves in the work, to overcome some of their difficulties and to promote reflection on Mathematics and its teaching. The dynamics generated, fundamentally on the level of personal relationship, arose with the help of a supervisor and the collaboration of the teachers in: planning, preparing and evaluating the teaching/learning process; identifying problems and difficulties and trying to resolve them; defining subsequent plans of action; developing a taste for teaching; critically analysing programmes, supporting texts, updated written material; developing the spirit of reflection; cultivating personal and professional development. Some intended procedures, themselves generating own dynamics, facilitated the development of the innovative proposal, namely: a)- the proven presentation of the tasks; b )- the assistance and collaboration in the preparation of the tasks for the classroom; e)- the discussion and dialogues in the supervised sessions; d)- the adoption of a strategy of incentives and positive reinforcement, communicating with empathy in unpleasant situations; e)- the written material and criticai reactions to it; f)­the reflections on the pedagogical practice. As a result of this study it can be concluded that the problem-solving tasks using the graphic calculator: a)- assumed an innovative didactic quality; b )- catalysed the involvement of the novice teachers, which was a key factor in the development of the training programme; c )- enabled the generation of dynamics of supervision, which helped overcome some difficulties which arose during the course of the training programme. ln the training of novice teachers there will have to be formulated training programmes in which the supervisor assists and collaborates, and in which there are diverse tasks and types of problems to be implemented in the classroom. ln this way it is thought there can be a contribution to a wider involvement in the training of novice teachers, fostering in them a spirit of innovation and their personal and professional development.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41923
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Margarida_Rodrigues.pdf12.87 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.