Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41907
Title: O reforço positivo no bem-estar dos alunos em aula de língua inglesa no 1º CEB
Author: Duarte, Inês Filipa de Araújo
Advisor: Pinto, Susana
Keywords: Reforço positivo
Bem-estar
Ensino de inglês no 1.ºCEB
Defense Date: 20-Mar-2024
Abstract: O presente relatório de estágio foca-se no uso de diferentes tipos de Reforço Positivo (RP) em aula de inglês no 1.ºCEB como possíveis impulsionadores do bem-estar em sala de aula. O projeto de intervenção, levado a cabo numa turma de 3.º ano, teve como principais finalidades educativas favorecer uma relação positiva com a aprendizagem do Inglês no 1.º CEB através do uso do RP, promover o bem- estar em contexto de aprendizagem de Inglês no 1.º CEB através de estratégias diversificadas de RP e fomentar o respeito e a valorização por/de si mesmo e dos outros. Em termos investigativos, pretendeu-se: compreender as perceções dos alunos no que diz respeito à utilização do RP na sala de aula; compreender de que forma o reforço positivo (tangível, verbal e não-verbal, académico, sensorial) contribuiu para o bem-estar dos alunos em sala de aula. Considerando estas finalidades educativas e os objetivos de investigação, desenvolveu-se um estudo com características de investigação-ação em que se utilizaram como instrumentos de recolha de dados inquéritos por questionário, diário da investigadora, videogravações de aulas e grelhas de observação docente. Aos dados foi aplicada análise de conteúdo. Os resultados da análise dos dados e interpretação de resultados permitiu concluir que ao nível das perceções relativamente à utilização do RP, os alunos foram capazes de reconhecer o seu uso por parte da professora, apresentando uma reação claramente positiva ao uso dos diferentes tipos de RP em sala de aula. Ao nível das contribuições do RP para o bem-estar dos alunos em sala de aula, verificou-se que foram alcançados determinados parâmetros que indicam a existência de bem-estar, derivado da manifestação de sentimentos positivos e da relação positiva com a professora. Tais resultados salientam a importância da integração do uso de diferentes tipos de RP em aula de língua inglesa no 1.ºCEB, dado que parecem contribuir para a existência de indicadores de bem-estar nos alunos. Para além disso, o uso de RP pela professora contribuiu, também, para o seu reconhecimento por parte dos alunos, o que permitiu que houvesse uma utilização de RP não só pela docente, mas entre toda a sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento de um clima de aprendizagem positivo.
This report focuses on the use of different types of positive reinforcement in English teaching in primary education as possible boosters of well-being in the classroom. Carried out on a class of 3rd graders, the project main educational goals were to further a positive relationship with English learning in primary education through the use of positive reinforcement, to promote well-being in the context of English learning in primary education by using diversified strategies of positive reinforcement and to foster respect and appreciation for/of oneself and others. The research aim was to understand pupils’ perceptions regarding the use of positive reinforcement in the classroom and to understand how positive reinforcement (verbal and non-verbal, academic, tangible, sensory) contributed to pupils’ well-being in the classroom. Considering these educational and research purposes, the study was developed according to action-research characteristics and questionnaire surveys, field notes, video recordings of classes and observation grids were used as data collection instruments. Content analysis was applied to the data. The results of data analysis allowed to conclude that in terms of perceptions regarding the use of positive reinforcement, the pupils were able to recognize its use by the teacher, presenting clear positive feedback to the use of different types of positive reinforcement in the classroom. In terms of positive reinforcement contributions to pupil’s well-being in the classroom, it was found that certain parameters were achieved which indicated the presence of well- being, resultant from the display of positive feelings and a positive relationship with the teacher. Results highlight the importance of incorporating the use of different types of positive reinforcement in English language classes in primary education, as they seem to promote signs of well-being. Furthermore, the use of positive reinforcement by the teacher also contributed to its recognition by the pupils, which allowed its use among the classroom, contributing to the development of a positive learning setting.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41907
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Inês_Duarte.pdf4.31 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.