Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41896
Title: Sensibilização à diversidade cultural e linguística na infância: focando a variação intralinguística do português nas variedades brasileira e europeia
Author: Costa, Lúcia Henriques e
Advisor: Ançã, Maria Helena
Keywords: Diversidade
Culturas
Língua
Variação intralinguística
Português europeu
Português do Brasil
Defense Date: 11-Jun-2012
Abstract: Atualmente é já reconhecida a heterogeneidade sociocultural e a diversidade linguística que caraterizam a comunidade escolar portuguesa. Do mesmo modo, é também percetível a importância da criação de estratégias de sensibilização à riqueza dessa diversidade e de acolhimento dos alunos recém-chegados a Portugal. Com este estudo pretendeu-se sensibilizar as crianças de uma turma de um jardim-de-infância de Aveiro para a valorização da diversidade cultural, linguística e intralinguística, dando-se especial enfoque às diferenças entre o PE e o PB. O enquadramento teórico encontra-se dividido em três capítulos. No primeiro abordamos a língua como elemento chave para a comunicação e como componente da identidade do falante, e focamos a variação intralinguística do Português. O segundo capítulo trata da língua e da diversidade linguística na infância. Para tal apresentamos sucintamente os processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem e refletimos acerca da importância da sensibilização a esta temática no pré-escolar. No terceiro capítulo é feita uma breve referência à evolução da comunidade brasileira imigrante em Portugal e apontamos algumas diferenças linguísticas e sociolinguísticas entre o PE e o PB. O nosso estudo empírico pode ser definido metodologicamente como um estudo de caso descritivo e qualitativo. Tendo em vista a recolha de dados procedemos à implementação de um plano de intervenção didática, composto por quatro sessões onde abordámos a diversidade humana, cultural e linguística e a variação intralinguística do Português. Nas atividades didáticas as crianças mais velhas mostraram-se muito mais interessadas do que as de três anos e, além disso, houve seis crianças de quatro e cinco anos que tiveram uma participação mais destacada, por terem intervindo de forma ativa e contínua. Os resultados demonstraram que as crianças-alvo reconheciam a diversidade de etnias através dos traços físicos mas não sabiam fazer a correspondência etnia-povo nem conheciam hábitos culturais diferentes dos do povo português. Constatámos que apenas essas quatro crianças (referidas anteriormente) eram capazes de reconhecer a variação linguística e de identificar línguas. Essas mesmas crianças possuíam imagens “corretas” acerca da relação entre o PB e o PE. Contudo, todas as crianças-alvo foram capazes de distinguir oralmente estas duas variedades linguísticas do Português. Como conclusão do nosso estudo realça-se a importância de investir em atividades educativas de contacto com situações linguísticas e culturais diversificadas, que promovam o desenvolvimento de comportamentos e atitudes positivas em relação à diversidade e aos seus locutores, sobretudo quando as turmas incluem crianças de outras etnias.
Nowadays it is already recognized the socio-cultural heterogeneity and linguistic diversity that characterize the school community in Portugal. Similarly, it is also perceptible the importance of creating strategies to raise awareness of the richness of this diversity and to welcome the newcomers to Portugal. This study aimed to teach children in a class of a kindergarten in Aveiro for the development of cultural, linguistic and intra-linguistic diversity, with particular focus on the differences between the European Portuguese and the Portuguese from Brazil. The theoretical framework is divided into three chapters. In the first we approach the language as a key element for communication and as a component of the identity of the speaker, and we focus on the intra-linguistic variation of the Portuguese. The second chapter deals with the language and the linguistic diversity in early childhood. For this we present briefly the processes of language acquisition and development and we also reflect on the importance of awareness to this issue in pre-school. The third chapter is a brief reference to the evolution of the Brazilian immigrant community in Portugal and we make some linguistic and sociolinguistic differences between the European Portuguese and Portuguese from Brazil. Our empirical study can be defined methodologically as a study of a descriptive and qualitative case. Regarding the collection of data we proceeded to implement a didatic intervention plan, comprising four sessions in which we approached human, cultural and linguistic diversity and the intra-linguistic variation of the Portuguese. In didatic activities the older children were much more interested than those of three; besides there were six children aged four and five who had a more prominent role, because they intervened actively and continuously. The results showed that the target children recognized the diversity of ethnic groups through physical traits but they didn’t know how to match race with people, nor did they know cultural habits different from those of the Portuguese people. We found that only these four children (mentioned above) were able to recognize the linguistic variation and to identify languages. These same children had "right" images about the relationship between the Portuguese from Brazil and European Portuguese. However, all the target children were able to orally differentiate these two varieties of the Portuguese language. In conclusion of our study we emphasize the importance of investing in educational activities of contact with diverse linguistic and cultural situations that promote the development of behavior and positive attitudes to wards the diversity and its speakers, mainly when classes include children from other ethnic groups.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41896
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Lúcia_Costa.pdf2.8 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.