Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41890
Title: Espaço sala de aula: espaço potenciador das aprendizagens
Author: Neto, Sandra Isabel Gaspar
Advisor: Mota, João
Keywords: Arquitectura escolar
Sala de aula
Organização espacial
Motivação
Processo ensino-aprendizagem
Defense Date: 15-Jul-2011
Abstract: Quem aprende? O que aprende? Onde se aprende? O espaço físico pode ser mais potenciador de uma motivação e gosto pelo acto de aprender que muitos dos conteúdos programáticos ou dos materiais didácticos utilizados. O espaço assume uma importância primordial na concepção do ensino e no desenvolvimento cognitivo, artístico e psicológico dos alunos. O sentimento de pertença sobre o espaço escolar é fundamental para a evolução do ser humano. Não existe ensino sem espaço físico ou virtual, assim como não existe ensino sem alunos. O espaço é o elo de ligação entre o aluno e o conhecimento, é através dele, e nele, que a aprendizagem se desenvolve. A organização e apropriação do espaço pedagógico (sala de aula) é o ponto de partida para que os alunos se formem enquanto seres intelectuais, criativos e autónomos. É neste sentido que o presente estudo de caso se enquadra. Realizado na Escola Secundária de Vagos, teve como objecto de estudo o espaço físico – sala de aula de Educação Visual - e como participantes, alunos da turma B do oitavo ano de escolaridade. Através de um conjunto de sessões experimentais de diferentes disposições de sala de aula, pretendeu-se recolher um conjunto de evidências de forma a comprovar que o espaço físico sala de aula potencia a motivação dos alunos e em consequência o seu desempenho e aprendizagem. Organizada em duas fases de recolha de dados, a presente investigação alcançou resultados qualitativos que comprovam a existência de uma relação directa entre espaço físico, motivação e aprendizagem. Como principais limitações destacam-se o tempo reduzido para a aplicação do estudo, a existência de um só observador e a amostra reduzida. Apesar dos resultados obtidos apenas se aplicarem a um caso particular, estes constituem um ponto de partida para investigações futuras que contemplem outro tipo de amostra e outros contextos educativos, de modo a complementar as considerações apresentadas e a organizar um conjunto de boas práticas para o ensino das Artes Visuais.
Who learns? What is learnt? Where does one learn? The physical environment can be more important in enabling the engagement and the pleasure to learn than the programmatic contents or the teaching resources. It assumes an enormous importance in the theoretical conception of teaching and in the cognitive, artistic and psychological development of students. The feeling of belonging to the school environment is fundamental to the evolution of the human being. It is impossible to think about teaching without thinking about the physical environment, as there impossible to teach without students – they are all closely related. The physical environment is the link between the students and the knowledge and it is trough it and in it that learning takes place. The classroom arrangement and the appropriation of the learning environment (classroom) work as the basis which enables the development of students as autonomous, creative and intellectual individuals. These are the ideas that the present case-study is based on. This study took place in Escola Secundária de Vagos and its aim was to analyze the physical environment – the Arts classroom. The participants were the student from the eighth grade, class B. Some rehearsals were made using different classroom arrangements. Its goal was to collect evidences as a way to prove that the physical environment of the learning space enables the student´s engagement and therefore their school performance. The data collected was extremely positive and it proved the close relationship between physical environment, engagement and learning. The study was somehow restricted by the lack of time, the existence of a single observer and the limited sample. The conclusions were taken from the observation of a single, particular case. However, they can work as a starting point to the development of future investigations that may embrace another kind of sample and other educational environment, in order to acknowledge the presented results and to organize efficient teaching strategies in teaching Arts.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41890
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Sandra_Neto.pdf4.47 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.