Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41889
Title: PBworks como recurso didático em aulas CTSA de biologia e geologia
Author: Vieira, Ana Luísa da Silva
Advisor: Almeida, Patrícia Glória Soares de Albergaria de
Keywords: Wiki
PBworks
Ciência
Tecnologia
Sociedade
Ambiente
Biologia
Geologia
Tecnologia da informação e comunicação
Defense Date: 22-Dec-2011
Abstract: Na sociedade atual, onde cada vez mais se valoriza um ensino diversificado e, onde os alunos são educados com vista ao desempenho de um papel ativo na comunidade, são cada vez mais os autores a enfatizar a necessidade de repensar o tipo de estratégias de ensino e de aprendizagem implementadas na sala de aula. Com este trabalho é apresentado um recurso didático com a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), uma Wiki, mais precisamente a plataforma PBworks. O recurso apresentado é o local onde são apresentadas atividades propostas aos alunos, devidamente enquadradas num ensino de cariz Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Com este trabalho é demonstrado de que forma podem as atividades realizadas na plataforma PBworks podem ser integradas em aulas de cariz CTSA e também tentar decifrar as potencialidades da utilização da plataforma PBworks, nas aulas de Biologia e Geologia. Para responder aos objetivos pretendidos foram elaboradas pelos alunos sete atividade no PBworks. Sendo assim, no final iremos abordar sete trabalhos: um realizado em grande grupo (a turma), quatro realizados em pequenos grupos e dois individuais.
In today's society where more and more diverse teaching is valued and where students are educated in order to perform an active role in the community, are more and more authors to emphasize the need to rethink the type of teaching strategies and learning implemented in the classroom. This work presents a teaching resource with the use of Information and Communication Technologies (ICT), a Wiki, specifically the PBworks platform. The appeal is where the proposed activities are presented to students, properly framed in a teaching-oriented Science-Technology-Society-Environment (CTSA). This work is demonstrated in what way can the PBworks activities on the platform can be integrated into lessons nature CTSA and also try to decipher the potential of using PBworks platform, in Lectures in Biology and Geology. To meet the intended objectives have been developed by students in seven activity PBworks. So in the end we discuss seven projects: one conducted in large group (class), conducted in four small groups and two individual.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41889
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Ana_Luísa_Vieira.pdf7.24 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.