Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/41828
Título: Gestão da imagem de destinos turísticos (in)seguros: implicações da perceção de risco na imagem de Moçambique
Outros títulos: Image management of (un)safe tourism destinations: implications of risk perception on Mozambique’s image
Autor: Abdula, Mariamo Amade
Orientador: Breda, Zélia
Eusébio, Celeste
Palavras-chave: Perceção de risco
Imagem do destino turístico
Turismo internacional
Intenção comportamental
Moçambique
Data de Defesa: 27-Fev-2024
Resumo: A segurança é um pilar crucial no turismo, afetando o comportamento dos visitantes e o desenvolvimento da indústria turística. Epidemias, desastres naturais, instabilidade política e terrorismo impactam negativamente o turismo, reduzindo visitantes, investimentos e empregos. Nesse contexto, a importância da imagem de um destino nunca foi tão crucial. A presente tese de doutoramento aborda a gestão da imagem de destinos turísticos (in)seguros, com foco na influência da perceção de risco na imagem de Moçambique como destino turístico. O turismo é uma indústria importante para o desenvolvimento socioeconómico de Moçambique, e a sua imagem desempenha um papel fundamental na atração de visitantes, principalmente de visitantes internacionais. Contudo, a perceção de riscos associada à segurança, saúde e estabilidade política pode afetar negativamente a imagem do país e, consequentemente, a intenção comportamental dos visitantes. O objetivo desta tese é de analisar o papel da perceção de risco e da imagem do destino na perceção global do destino e na intenção comportamental do visitante e potencial visitante internacional, considerando também os fatores que antecedem essas perceções. A abordagem metodológica mista sequencial explicativa envolveu um inquérito por questionário (n=457) e uma análise de comentários selecionados na plataforma TripAdvisor (n=506). Os dados foram analisados separadamente, utilizando técnicas específicas de análise para cada fase, seguida de uma interpretação conjunta dos resultados. Os resultados da pesquisa quantitativa revelam seis dimensões de risco percebido, agrupando 29 situações de risco avaliadas em uma escala de Likert (1= muito improvável a 7=muito provável), com uma avaliação média da perceção de risco global de 3,5 (1=muito baixo a 7=muito alto). Quanto à perceção da imagem, foram identificadas seis dimensões da imagem, agrupando 33 atributos avaliados em uma escala de Likert (1=discordo completamente a 7=concordo completamente), com uma avaliação média da perceção da imagem global do destino de 4,7 (1=muito negativa e 7=muito positiva). Além disso, os resultados indicam que os riscos de saúde, comunicação e alojamento são os que mais afetam negativamente a perceção da imagem global do destino. Tanto a perceção de risco como da imagem são influenciadas por uma combinação de fatores internos e externos. As consequências dessas perceções foram medidas pelas intenções de visitar/revisitar e recomendar o destino, sendo que a perceção do risco influencia negativamente a intenção comportamental, enquanto a imagem do destino influencia positivamente a intenção comportamental. Os resultados qualitativos reforçam os quantitativos, destacando as questões relacionadas com infraestruturas, serviços básicos e ambientes político e económico como tendo maiores impactes negativos na perceção da imagem do destino. Este estudo enfatiza a importância de realçar os aspetos positivos e gerir os aspetos negativos de um destino, fornecendo informações específicas sobre a perceção de risco e da imagem, cruciais para o sucesso de estratégias de gestão da imagem.
Safety is a crucial pillar in tourism, affecting visitor behaviour and the development of the tourism industry. Epidemics, natural disasters, political instability, and terrorism negatively impact tourism, reducing visitors, investment, and jobs. In this context, the importance of a destination's image has never been more critical. This PhD thesis addresses the image management of (un)safe tourist destinations, focusing on the influence of risk perception on the image of Mozambique as a tourism destination. Tourism is an important industry for Mozambique's socio-economic development, and its image plays a key role in attracting visitors, particularly international visitors. However, the perception of risks associated with safety, health and political stability can negatively affect the country's image and, consequently, the behavioural intention of visitors. The aim of this thesis is to analyse the role of risk perception and destination image in the overall perception of the destination and in the behavioural intention of the international visitor and potential visitor, also considering the factors that precede these perceptions. The explanatory sequential mixed methodological approach involved a questionnaire survey (n=457) and an analysis of selected comments on the TripAdvisor platform (n= 506). The data were analysed separately, using specific analysis techniques for each phase, followed by a joint interpretation of the results. The results of the quantitative research reveal six dimensions of perceived risk, grouping 29 risk situations assessed on a Likert scale (1= very unlikely to 7=very likely), with an average overall risk perception assessment of 3.5 (1=very low to 7=very high). Regarding the perception of the image, six dimensions of the image were identified, grouping 33 attributes evaluated on a Likert scale (1 = completely disagree to 7 = completely agree), with an average evaluation of the overall perception the destination image of 4.7 (1 = very negative and 7 = very positive). Furthermore, the results indicate that health, communication, and accommodation risks are the ones that most negatively affect the perception of the overall image of the destination. Both risk perception and image are influenced by a combination of internal and external factors. The consequences of these perceptions were measured by intentions to visit/revisit and recommend the destination, with risk perception negatively influencing behavioural intent, while the image of the destination positively influences behavioural intent. The qualitative results reinforce the quantitative ones, highlighting issues related to infrastructure, basic services, and political and economic environments as having greater negative impacts on the perception of the destination's image. This study emphasizes the importance of highlighting the positive aspects and managing the negative aspects of a destination by providing specific information on risk perception and image, which are crucial for the success of image management strategies.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41828
Aparece nas coleções: DEGEIT - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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