Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41709
Title: Análise da intenção de compra do consumidor de veículos elétricos em Portugal
Author: Silva, Tatiana Filipa Bravo
Advisor: Moreira, António Carrizo
Keywords: Veículo elétrico
Intenção de compra
Benefícios percebidos
Riscos percebidos
Atitude
Preocupação ecológica
Confiança na marca
Defense Date: 18-Dec-2023
Abstract: O aumento crescente da procura de veículos convencionais tem levado a um agravamento dos problemas ambientais, apresentado pela dependência dos combustíveis fósseis e da emissão de gases de efeito de estufa. A transição para uma mobilidade elétrica é uma solução mais sustentável para reduzir o impacto negativo causado pelo setor dos transportes. Recentemente, a venda global dos veículos elétricos tem vindo a crescer exponencialmente, tal como em Portugal, onde se tem verificado um relevante crescimento. Esta dissertação foca-se nos veículos 100% elétricos, tendo como objetivo analisar um conjunto de fatores influenciadores da intenção de compra do consumidor de veículos elétricos em Portugal. Para isso, as variáveis seguintes foram analisadas: confiança na marca, atitude ambiental, preocupação ecológica, benefícios percebidos, riscos percebidos e atitude face a veículos elétricos. Para sustentar o objetivo da dissertação, desenvolveu-se um estudo de carácter quantitativo, que através de um questionário online, permitiu obter uma amostra de 304 respostas. O método de regressão linear e o Covariance- based Structural Equation Modelling (CB-SEM) foram usados para avaliar o modelo constituído por 14 hipóteses. Os resultados obtidos permitem concluir que a atitude face a veículos elétricos é o fator mais influenciador da intenção de compra e que a atitude face a veículos elétricos é fortemente influenciada pelos benefícios percebidos pelos consumidores. Por fim, o estudo indica direções para futuras investigações de modo a desenvolver estratégias eficazes que acelerem a transição para uma mobilidade mais sustentável.
The growing demand for conventional vehicles has led to an aggravation of environmental problems, presented by the dependence on fossil fuels and the greenhouse gases emissions. The transition to an electric mobility is a more sustainable solution to reduce the negative impact caused by the transport sector. Recently, global sales of electric vehicles have been growing exponentially, as it has in Portugal where there has been significant growth. This thesis focuses on 100% electric vehicles, with the objective of analyzing a set of factors that influence the consumer’s purchase intention of electric vehicles in Portugal. For this, the variables evaluated were: brand trust, environmental attitude, ecological concern, perceived benefits, perceived risks and attitude towards electric vehicles. To support the objective of this thesis, it has developed a quantitative study, which through an online questionnaire, allowed to obtain a sample with 304 respondents. The methods of linear regression and Covariance-based Structural Equation Modelling (CB-SEM) were used to evaluate the model consisting of 14 hypotheses. The results obtained allowed to conclude that attitude towards electric vehicles is the most influential factor in assessing the purchase intention and attitude towards electric vehicles is strongly influenced by the benefits perceived by consumers. At last, the study indicates directions for future research in order to develop effective strategies that accelerate the transition to a more sustainable mobility.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41709
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Tatiana_Silva.pdf2.46 MBAdobe PDFembargoedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.