Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/41707
Title: | Plano de marketing aplicado a serviços: uma aplicação na consultoria autárquica |
Author: | Barbosa, Rita Filipa Gamelas Peres |
Advisor: | Moreira, António Carrizo |
Keywords: | Marketing Marketing de serviços Marketing digital Plano de marketing Guedes corrente |
Defense Date: | 19-Dec-2023 |
Abstract: | A GUEDES CORRENTE é uma microempresa que atua no setor da consultoria
estratégica direcionada para a Administração Local, que presta serviços
diferenciadores na área da Transição Digital e Liderança Digital e tem como
público-alvo os municípios de Portugal. A empresa está no mercado há três
anos, tendo desenvolvido nesse tempo apenas estratégias de marketing a nível
pessoal e relacional, havendo a necessidade de se elaborar uma presença
sóbria no meio digital.
Desta forma, o principal objetivo deste projeto foi desenvolver um plano de
marketing para a empresa, tendo por base os conceitos de marketing de
serviços e marketing digital. A realização deste plano vem no seguimento de
algumas lacunas encontradas na empresa relativamente à sua notoriedade no
mercado e presença (ausência) nos meios digitais, pretendendo-se detalhar
estratégias e ações para melhorar a visibilidade da empresa e fortalecer a sua
presença no mercado.
Para tal, foi realizada uma revisão de literatura sobre os conceitos necessários
à elaboração do plano e elaborada uma investigação sobre a situação atual da
empresa de modo a compreender como atingir os objetivos propostos.
Por forma a complementar o trabalho de pesquisa, realizou-se um estudo
qualitativo através de entrevista à CEO da empresa, percebendo qual a sua
perceção da mesma.
O resultado deste trabalho foi um plano de marketing para a empresa GUEDES
CORRENTE, mais direcionado para o meio digital, definindo-se ações e
atividades concretas a realizar no espaço de um ano, a fim de alcançar os
objetivos propostos. As principais ações que decorreram deste plano consistem
na implementação de uma estratégia de marketing digital que permita à empresa
obter uma posição sólida nas redes sociais, com uma presença assídua. Para
tal, foi desenvolvido o website da empresa e foram criados os meios digitais e
físicos de divulgação dos serviços prestados pela empresa. GUEDES CORRENTE is a micro-company operating in the strategic consultancy sector aimed at providing services to the local administration, providing differentiating services in Digital Transition and Digital Leadership, and targeting Portugal's city councils. The company has been on the market for three years and, in that time, it has only developed personal and relationship marketing strategies. Therefore, the main purpose of this project was to develop a marketing plan for the company, based on the concepts of services marketing and digital marketing. This plan follows on from the gaps found in the company's market awareness and digital presence, with the aim of detailing strategies and actions to improve the company's visibility and strengthen its presence in the market. To this end, a literature review was carried out on the concepts needed to draw up the plan, and an investigation was carried out into the company's current situation to understand how to achieve the proposed objectives. To complement the research work, a qualitative study was carried out by interviewing the company's employees to understand their perception of the company. The result of this work was a marketing plan for the company GUEDES CORRENTE, more focused on digital aspects, defining concrete actions and activities to be carried out within a year, to achieve the proposed goals. The main actions arising from this plan consisted of implementing a digital marketing strategy enabling the company to reach a solid position on social networks, with a regular presence. For that, the company's website was developed as well as the digital and physical means of publicizing its services were deployed. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/41707 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Rita_Barbosa.pdf | 2.92 MB | Adobe PDF | ![]() |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.