Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41679
Title: Mapas cognitivos como ferramenta para a optimização do trabalho do maestro
Author: Silvestre, Pedro Viana
Advisor: Lourenço, António José Vassalo Neves
Keywords: Música
Performance
Direcção
Ensaio
Orquestra
Optimização
Análise de partitura
Mapas cognitivos
Mapa conceptual
Mapa mental
Defense Date: 6-Dec-2023
Abstract: Ao longo do seu percurso artístico, cada Maestro irá personalizar a sua técnica de trabalho, adaptando-se às suas qualidades e necessidades em função dos desafios, de modo a conseguir solucionar obstáculos e tirar total proveito das suas capacidades. Tomando consciência da literatura académica centrada em estruturas de cognição mental intituladas Mapas Musicais, o presente trabalho foca-se na demonstração de alternativas de auxílio à optimização do trabalho do Maestro, tendo como meio auxiliar a criação de Mapas Cognitivos. Procurou-se compreender e solucionar de que forma este tipo de representação seria benéfica na optimização do pensamento do Maestro, tanto na análise de partituras como no Ensaio, e perceber como se poderiam diferenciar de acordo com o parâmetro musical a ser trabalhado cognitivamente, e encorajar maior eficácia. Para melhor expor e estruturar este trabalho, apresentam-se duas fases distintas – um contexto teórico e demonstrações práticas, explicando-se a elaboração de Mapas Cognitivos em Música relativas à problemática do Ensaio de Orquestra e dos Mapas Musicais, mencionando-se alguns pormenores considerados indispensáveis para o Maestro, e para a sua relação com a Música e a Orquestra. São explicados os dois tipos de Mapas Cognitivos abordados neste projecto – Mapas Conceptual e Mental – assim como a sua relação com a Aprendizagem Significativa e memória visual, Foram apresentados dois Casos de Estudo: um deles, teórico, procurou consolidar uma base de elaboração e uso de Mapas Cognitivos na Música; o outro, prático, envolve todo um processo de ensaios detalhadamente avaliados e performance final, que visa explicar a aplicação prática dos Mapas Cognitivos, e esclarecer a construção, impacto e relevância que os mesmos exerceram no planeamento do trabalho. As Considerações Finais servem como auto-reflexão de todo o processo de elaboração desta dissertação, e permitem concluir sobre a eficácia na aplicação de Mapas Cognitivos como ferramenta auxiliar no apoio ao trabalho do Maestro.
Throughout his artistic career, each Conductor will personalize his working technique, adapting it to his qualities and needs according to the challenges, so that he can solve obstacles and take full advantage of his abilities. Taking note of the academic literature focused on mental cognition structures called Musical Maps, this work focuses on demonstrating alternatives to help optimize the Conductor's work, using the creation of Cognitive Maps as an auxiliary means. The aim was to understand and resolve how this type of representation would be beneficial in optimizing the Conductor's thinking, both in score analysis and in the Rehearsal, and to understand how they could be differentiated according to the musical parameter to be worked on cognitively, and encourage greater efficiency. In order to better explain and structure this work, two distinct phases are presented - a theoretical context and practical demonstrations, explaining the elaboration of Cognitive Maps in Music in relation to the problem of Orchestra Rehearsals and Musical Maps, mentioning some details considered indispensable for the Conductor, and for his relationship with Music and the Orchestra. The two types of Cognitive Maps covered in this project - Conceptual and Mental Maps - are explained, as well as their relationship with Meaningful Learning and visual memory. Two Case Studies were presented: one of them, theoretical, sought to consolidate a basis for the development and use of Cognitive Maps in Music; the other, practical, involves a whole process of thoroughly evaluated rehearsals and final performance, which aims to explain the practical application of Cognitive Maps, and clarify the construction, impact and relevance that they exerted in the planning of the work. The Final Considerations serve as a self-reflection on the whole process of writing this dissertation, and allow us to conclude on the effectiveness of applying Cognitive Maps as an auxiliary tool to support the work of the Conductor.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41679
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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