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Title: A influência do marketing interno nas atitudes dos trabalhadores: o contexto específico da saúde
Author: Espírito Santo, Inês Sá
Advisor: Carlos, Vera Lúcia da Silva
Keywords: Marketing interno
Enfermeiros
Contexto hospitalar
Satisfação no trabalho
Motivação dos trabalhadores
Compromisso organizacional
Defense Date: 7-Dec-2023
Abstract: A evolução do mundo organizacional é cada vez mais notória e, consequentemente, os consumidores exigem cada vez mais. Sendo assim, as empresas têm vindo a dar mais importância aos seus colaboradores, dado que são eles que são responsáveis por oferecer qualidade aos clientes. Uma ferramenta que pode ser utilizada para as organizações terem uma maior orientação para o mercado interno é o marketing interno. Este conceito engloba as atividades da empresa que visam motivar e satisfazer os funcionários para, assim, demonstrarem uma maior produtividade e, consequentemente, concretizarem os objetivos organizacionais. O principal objetivo deste estudo é perceber a influência do marketing interno nas atitudes dos trabalhadores, no contexto da saúde em Portugal, especificamente dos enfermeiros. Além disso, pretende-se averiguar as relações entre as atitudes dos trabalhadores e perceber qual o nível das diferentes variáveis no contexto hospitalar. Para isso, foi criado um questionário, respondido por 103 enfermeiros que exercem funções em contexto hospitalar, que incluíram questões relacionadas com o marketing interno, a motivação dos trabalhadores, a satisfação no trabalho e o compromisso organizacional. Através da análise dos resultados obtidos, foi possível concluir que o marketing interno influencia positivamente a motivação dos enfermeiros, a satisfação no trabalho e o compromisso organizacional. Além disso, concluiu- se que a motivação dos enfermeiros tem um impacto positivo na satisfação no trabalho e no compromisso organizacional, e que a satisfação no trabalho influencia de forma positiva o compromisso organizacional. O nível de marketing interno no contexto hospitalar é baixo. Apesar da motivação dos enfermeiros demonstrar ser alta, o seu nível de satisfação é reduzido.
The evolution of the organizational world is increasingly noticiable and, consequently, consumers required more and more. Therefore, companies have been giving more importance to their employees, as they are the ones responsible for offering quality to customers. A tool that can be used for organizations to have a a greater internal market orientation is the internal marketing. This concept includes the company’s activities that aim to motive and satisfay employees, thus demonstrating greater productivity and, consequently, achieving the organizational objectives. The main objective of this study is to understand the influence of internal marketing on workers’s attitudes in the healthcare context in Portugal, specifically nurses. Furthermore, it aims to investigate the relationships between worker’s attitudes, and understand the level of different variables in the hospital context. For this purpose, a questionnaire was administered, answered by 103 nurses working in hospital context, which included questions related to internal marketing, employee motivation, job satisfaction and organizational commitment. Though the analysis of the results obtained, it was possible conclude that internal marketing has a positive influence on nurses’ motivation, job satisfaction and organizational commitment. It was also founded that nurses’ motivation has a positive impact on job satisfaction and organizational commitment, and that job satisfaction positively influences organizational commitment. The level of internal marketing in the hospital context is low. Although nurses’ motivation appears to be high, their level of satisfaction is low.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41600
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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