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http://hdl.handle.net/10773/41598
Title: | O Balanced Scorecard como ferramenta de gestão estratégica: estudo de caso na Grohe Portugal |
Author: | Almeida, Duarte Moura de |
Advisor: | Vitória, Andreia Tatiana Martins, Jorge Pedro do Vale |
Keywords: | Balanced scorecard Sustainability balanced scorecard Estratégia Controlo de gestão Triple bottom line |
Defense Date: | 15-Dec-2023 |
Abstract: | No âmbito da gestão estratégica, o Balanced Scorecard (BSC) tem
desempenhado um papel fundamental na avaliação do desempenho
organizacional e na definição da estratégia. Este estudo concentra-se na
aplicação do BSC como uma ferramenta de gestão estratégica e examina um
caso específico na Grohe Portugal, uma sucursal, situada no Distrito de Aveiro,
do originalmente alemão, grupo Grohe, cujo capital pertence atualmente à LIXIL
Group Corporation, uma empresa multinacional líder no fornecimento de
materiais de construção, cotada na Bolsa de Valores de Tóquio.
Para alcançar os resultados desejados, foram utilizados vários métodos e
técnicas, predominantemente qualitativos. A principal técnica de recolha de
dados envolveu entrevistas com a Administração e com os responsáveis pelos
diversos departamentos da organização, além de análise de conteúdo e
observação direta. Estes métodos contribuíram para o diagnóstico estratégico,
que serviu de base para o desenvolvimento do novo modelo proposto.
O resultado consistiu essencialmente num novo modelo de BSC que engloba as
quatro perspetivas tradicionais, bem como um conjunto de novos objetivos,
indicadores, metas e iniciativas estratégicas. É notório o empenho do autor em
integrar a sustentabilidade neste modelo, com destaque para a inovação de criar
um "SBSC" (Sustainable Balanced Scorecard) sem a necessidade de adicionar
ao modelo uma quinta perspetiva específica para esse fim. As principais
conclusões ressaltam que o modelo Triple Bottom Line (TBL) continua a ser uma
ferramenta importante para organizar o pensamento estratégico, e a sua
combinação com o BSC possibilita à organização colocar em prática uma
estratégia sustentável nas suas várias dimensões (económica, social e
ambiental).
Embora o modelo desenvolvido ainda não tenha sido implementado, acredita-
se que proporcionará à organização significativas melhorias no planeamento e
controlo estratégico, permitindo uma abordagem mais abrangente e sustentável
na gestão dos negócios da empresa. In the context of strategic management, the Balanced Scorecard (BSC) has played a pivotal role in assessing organizational performance and setting strategic goals. This study focuses on the application of the BSC as a strategic management tool and examines a specific case within Grohe Portugal, a subsidiary located in the Aveiro District, of the originally German-based Grohe Group, whose capital is currently owned by the LIXIL Group Corporation, a leading multinational company in the construction materials supply sector, listed on the Tokyo Stock Exchange. To achieve the desired outcomes, a variety of methods and techniques, primarily qualitative, were employed. The principal data collection technique involved conducting interviews with the management and departmental heads within the organization, alongside content analysis and direct observation. These methods contributed to the strategic diagnosis, which served as the foundation for the development of the proposed new model. The result essentially entailed a new BSC model encompassing the four traditional perspectives, along with a set of new objectives, indicators, targets, and strategic initiatives. The author's notable commitment to integrating sustainability into this model is underscored, with particular emphasis on the innovation of creating a "SBSC" (Sustainable Balanced Scorecard) without the necessity of adding a specific fifth perspective to the model for this purpose. The key findings highlight that the Triple Bottom Line (TBL) model remains an important tool for organizing strategic thinking, and its integration with the BSC enables the organization to put a sustainable strategy into practice across its various dimensions (economic, social and environmental). While the developed model has yet to be implemented, it is believed that it will provide the organization with significant enhancements in strategic planning and control, facilitating a more comprehensive and sustainable approach to managing the entity's business operations. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/41598 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
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