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Title: Orientação empreendedora para a publicação e a relação orientador-orientando: a perspetiva do orientador
Author: Madureira, Denisa Maria Fernandes
Advisor: Moreira, António Carrizo
Keywords: Orientação para a publicação
Dimensões empreendedoras
Intenção empreededora
Relacionamento orientador-orientando
Defense Date: 19-Dec-2023
Abstract: Orientação Empreendedora é um conceito que tem estado na vanguarda do discurso académico nas últimas três décadas, logo é uma temática que tem sido alvo de diferentes interpretações ao longo dos tempos. Assim, esta dissertação tem como principais objetivos adaptar o conceito de orientação empreendedora ao mundo académico bem como estudar a relação de parceria orientador-orientando do ponto de vista do orientador. No que respeita aos construtos associados à orientação empreendedora, os mesmos consistem em inovação; assumir de riscos; proatividade; agressividade competitiva; autonomia; paixão e perseverança, sendo que através da pesquisa efetuada foi percetível que estes se transportam para o contexto da orientação para a publicação. Ou seja, tal como os empreendedores, os investigadores também desejam ter sucesso no seu ramo de atividade por isso são inovadores na medida em que acrescentam valor à ciência e à sociedade; assumem o risco da publicação sem saberem o retorno que esta lhes poderá conferir assim como são proativos, autónomos e perseverantes tanto na procura de novas oportunidades assim como pelo facto de não desistirem à primeira adversidade. Apesar disto, a paixão apresenta-se como o elemento principal para que a orientação para a publicação possa despontar e ser transmitida ao outro uma vez que esta é a dimensão que impulsiona as restantes. Relativamente à metodologia utilizada, a mesma consiste no método qualitativo, mais precisamente na realização de nove entrevistas que permitiram concluir que orientação para a publicação é um construto composto por sete dimensões que devem estar presentes nos indivíduos de forma simultânea e em diferentes “quantidades” dependendo de diversos fatores. Aliado a isto, também se concluiu que existem diversos motivos que incitam os docentes à publicação, como por exemplo o facto de esta ser uma forma de acrescentar valor à ciência e à sociedade; que os orientadores tentam transmitir ao aluno o “bichinho” da publicação através de diferentes formas bem como que a relação de parceria orientador-orientando é maioritariamente benéfica para o aluno. Assim, esta dissertação apresenta um valioso contributo para o mundo académico pelo motivo de estudar uma temática que ainda não foi desenvolvida ao mesmo tempo que se apresenta como um importante estudo onde os docentes que pretendam ingressar neste ramo de atividade podem conhecer algumas dificuldades e estratégias que estão associadas a este processo.
Entrepreneurial Orientation is a concept that has been at the forefront of academic discourse for the last three decades, so it is a subject that has been the subject of different interpretations over time. Therefore, the main objectives of this dissertation are to adapt the concept of entrepreneurial orientation to the academic world and to study the supervisor-student partnership relationship from the supervisor point of view. As far as the constructs associated with entrepreneurial orientation are concerned, they consist of innovation; risk- -taking; proactivity; competitive aggressiveness; autonomy; passion and perseverance, and it was clear from the research carried out that these can be transferred to the context of publication orientation. In other words, like entrepreneurs, researchers also want to be successful in their field of activity, so they are innovative in that they add value to science and society; they take the risk of publishing without knowing the return it could give them, as well as being proactive, autonomous and persevering both in the search for new opportunities and in the fact that they do not give up at the first adversity. In spite of this, passion is the main element for the orientation towards publication to emerge and be transmitted to others, since this is the dimension that drives the others. With regard to the methodology used, it consists of a qualitative method, more precisely nine interviews which led to the conclusion that publication orientation is a construct made up of seven dimensions which must be present in individuals simultaneously and in different "quantities" depending on various factors. Allied to this, it was also concluded that there are various reasons that encourage lecturers to publish, such as the fact that it is a way of adding value to science and society; that supervisors try to transmit the "bug" of publication to the student in different ways and that the supervisor-student partnership relationship is mostly beneficial to the student. Thus, this dissertation makes a valuable contribution to the academic world by studying a subject that has not yet been developed, while at the same time presenting itself as an important study in which lecturers wishing to enter this field of activity can learn about some of the difficulties and strategies associated with this process.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41597
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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