Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41585
Title: O consumo de conteúdos noticiosos televisivos: um estudo dos estímulos determinantes para a orientação da atenção e a memorização
Author: Queirós, Carlos Alberto Monteiro de
Advisor: Caixinha, Hélder
Keywords: Identificadores gráficos
Estímulos
Orientação da atenção
Memorização
Conteúdos noticiosos
Pupilometria
Movimentos oculares
Defense Date: 19-Dec-2023
Abstract: Os serviços noticiosos televisivos são, nos dias de hoje, uma das principais fontes de informação. Ao incorporarem elementos gráficos associados à identidade gráfica, não só fortalecem a marca corporativa, como proporcionam uma transmissão mais eficaz da mensagem. Este estudo tem por finalidade investigar a interação entre os elementos gráficos exibidos em ecrã e seu impacto na orientação da atenção e memorização dos conteúdos noticiosos televisivos. A investigação foi realizada numa perspetiva quantitativa e em vertentes metodológicas, como “estudo de caso” centrado nos telejornais diários da estação emissora de televisão SIC, e na “investigação correlacional”, associando o interesse temático com a orientação da atenção. O desenvolvimento deste trabalho ocorreu em duas fases e envolveu a participação de alunos da Universidade de Aveiro, divididos pelas faixas etárias: 18 / 24 anos, 25 / 35 anos e +35 anos. Na Fase I (N = 90), foi realizado um inquérito preliminar on-line para a obtenção de informação necessária para o objeto de estudo, nomeadamente a identificação do serviço noticioso mais visualizado pelo público-alvo. A Fase II (N = 52) correspondeu à fase empírica, com a realização de dois inquéritos e um teste eye tracking presenciais. O primeiro inquérito pré-sessão identificou as temáticas dominantes que despertam mais interesse nos serviços noticiosos, seguido do teste eye tracking, utilizado como técnica de avaliação mediante a visualização de dois vídeos que serviram de estímulos. Um segundo inquérito serviu para avaliar o esforço despendido na atenção, o interesse pelos temas noticiosos visualizados e a eficácia da memorização desses conteúdos. Os resultados mostram que os identificadores gráficos, como "lower thirds", e "Ticker em Crawler", são os que causam a maior carga cognitiva, medida através da dilatação da pupila. Verifica-se também que o posicionamento destes identificadores gráficos têm uma abordagem bottom-up, resultando numa atenção focalizada na parte inferior do ecrã. Relativamente à orientação da atenção, e apesar dos participantes mostrarem interesse por determinadas temáticas, conclui-se que esta manifestação de interesse não se traduz necessariamente numa atenção mais prolongada. No que respeita à memorização, os resultados indicam que a informação sonora do discurso do pivô ou repórter é mais facilmente retida na memória do telespetador, comparativamente aos identificadores gráficos.
Television news services are, nowadays, one of the main sources of information. By incorporating graphic elements associated with the graphic identity, it not only strengthens the corporate brand, but also ensures a more effective transmission of the message. This study aims to investigate the interaction between the graphic elements displayed on the screen and their impact on guiding attention and memorization of television news content. This investigation was carried out from a quantitative perspective and methodological aspects, as a “case study” focused on the daily newscasts of the SIC television station, and on “correlational research”, associating thematic interest with the orientation of attention. This work was developed in two phases and involved the participation of students from the University of Aveiro, divided into age groups: 18/24 years old, 25/35 years old and +35 years old. In Phase I, (N = 90) a preliminary online survey was carried out to obtain the necessary information for the object of study, namely the identification of the news service most viewed by the target audience. Phase II, (N = 52) corresponded to the empirical phase, with two surveys and an in-person eye tracking test. The first pre-session survey identified the dominant themes that arouse the most interest in news services, followed by the eye tracking test, used as an evaluation technique by viewing two videos that served as stimuli. A second survey served to evaluate the effort spent on attention, interest in the news topics viewed and the effectiveness of memorizing this content. The results show that the graphic identifiers: "Lower Thirds", and "Ticker in Crawler" are those that cause the greatest cognitive load, measured through pupil dilation. It appears that the positioning of these graphic identifiers has a bottom-up approach resulting in the attention being focused on the lower part of the screen. Regarding the orientation of attention, and despite the participants showing interest in certain themes, it is concluded that this expression of interest does not necessarily translate into prolonged attention. With regard to memorization, the results indicate that the sound information from the pivot or reporter's speech is more easily retained in the viewer's memory, compared to graphic identifiers.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41585
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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