Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/41550
Title: | Aprender a filosofar no ensino secundário: orientações curriculares e didáticas para integração do pensamento crítico |
Other Titles: | Learning to philosopher in secondary education: curricular and didactic guidelines for integrating critical thinking |
Author: | Bernardo, Isabel Maria Rodrigues |
Advisor: | Vieira, Rui Marques Sá, Alexandre Franco de |
Keywords: | Ensino e aprendizagem da filosofia Competências filosóficas Pensamento crítico Robert Ennis Metodologias ativas Tecnologias digitais em educação |
Defense Date: | 28-Feb-2024 |
Abstract: | Com esta investigação pretendeu-se propor orientações curriculares e didáticas para o ensino e aprendizagem da Filosofia no ensino secundário português, centrados no desenvolvimento de competências filosóficas de conceptualização, problematização e argumentação que permitam ao aluno mobilizar, explícita e intencionalmente, o seu pensamento crítico. A professora investigadora partiu da conceção de que o ensino da Filosofia carece de uma didática e de que esta deve promover o aprender a pensar filosoficamente (aprender a filosofar). Assente neste pressuposto, tratou-se de saber como desenvolver nos alunos esse pensar filosófico, a partir das competências enunciadas, e até que ponto esse pensar poderia integrar disposições e capacidades de pensamento crítico.
A investigação, de carácter exploratório, decorreu em contexto naturalista com uma turma do 11.º ano de escolaridade de uma escola secundária da zona centro de Portugal, com uma abordagem multimetodológica, de pendor qualitativo-interpretativo, com cruzamento de dados qualitativos e quantitativos e aplicação concomitante de metodologia de estudo de caso e de educational design research. Os dados foram recolhidos com as técnicas inquérito por entrevista semiestruturada e questionário aberto, aplicados aos alunos participantes nas fases de pré e durante a implementação e a dois focus group com peritos, realizados nas fases de pré e de pós-implementação. Foi ainda aplicado o teste de pensamento crítico PENCRISAL, em pré e pós-teste aos alunos participantes e a uma turma de controlo. A análise de conteúdo foi a técnica de tratamento de dados utilizada sobre as transcrições do resultado das técnicas de inquérito e sobre o corpus documental constituído com documentos produzidos pela professora investigadora e pelos alunos participantes Partindo-se de trabalho prévio já efetuado com os alunos participantes no 10.º de escolaridade, e seguindo-se os princípios metodológicos do educational design research, foram realizados, durante cinco meses, três Ciclos de Implementação, com cinco planos de sequências de ensino e aprendizagem, que acompanharam três módulos das aprendizagens essenciais da disciplina de Filosofia do 11.º ano de escolaridade. Assentes em metodologias ativas, em trabalho colaborativo, numa conceção pedagógica de avaliação e com suporte em tecnologias digitais, aos alunos participantes foram propostas atividades estruturadas a partir das competências de problematização, argumentação e concetualização e com orientações para o desenvolvimento de disposições e capacidades de pensamento crítico, segundo a taxionomia de Robert Ennis. A análise do impacte das atividades realizadas e implementadas, sobretudo a partir da observação de produções textuais escritas pelos alunos participantes, ainda que apenas tenham permitido conclusões de caráter exploratório, permite inferir que é possível integrar o desenvolvimento do pensamento crítico num ensino orientado para a aprendizagem do filosofar. A partir destas conclusões foram propostas orientações curriculares e didáticas para o ensino da disciplina de Filosofia no ensino secundário português. The aim of this research is to propose curricular and didactic guidelines for the teaching and learning of Philosophy in the Portuguese Secondary Schooling, focused on the development of conceptualization, problematization and argumentation philosophical skills that allow the student to perform, explicitly and intentionally, their critical thinking. The teacher/researcher started from the following idea: the teaching of Philosophy lacks didactics and it should promote learning to think philosophically (learning to philosophize). Based on this assumption, the aim was to find out how to develop this philosophical thinking in students, based on the skills mentioned above, and to what extent this thinking could integrate critical thinking dispositions and capabilities. The exploratory research took place in a naturalistic context with a class from the 11th grade at a Secondary School in the center region of Portugal, with a multiple approach at the methodological level and a qualitative-interpretative propensity. This research also presents a qualitative and quantitative data intersection, as well as a concomitant application of case study and educational design research methodology. Data were collected through semi-structured interviews and questionnaires with open questions techniques, given to students who participated before and during implementation, and two focus groups with experts conducted before and after implementation. The PENCRISAL critical thinking test was also applied before and after the test to participating students and a control class. Content analysis was the data processing technique used on the transcriptions of the survey results and on the “document corpus” made up of documents produced by the teacher/researcher and the participating students. Starting from previous work already conducted with students participating in the 10th grade, and following the methodological principles of educational design research, three Implementation Cycles were executed over five months, with five sequence plans of teaching and learning, which accompanied three essential learning modules of the Philosophy subject in the 11th grade. Based on active methodologies and collaborative work, a pedagogical conception of evaluation and supported by digital technologies, the participating students were proposed structured activities based on the skills of problematization, argumentation and conceptualization, and with guidelines for the critical thinking dispositions and capabilities development, according to Robert Ennis' taxonomy. The impact analysis of the activities carried out and implemented, especially from the observation of textual productions written by the participating students, even if they only led to conclusions of an exploratory nature, allows us to infer that it is possible to integrate the development of critical thinking in a learning-oriented teaching of philosophize. Based on these conclusions, curricular and didactic guidelines were proposed for teaching the subject of Philosophy in Portuguese Secondary School. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/41550 |
Appears in Collections: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Isabel_Bernardo.pdf | 7.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.