Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41541
Title: Avaliação de uma intervenção digital para promoção da literacia em depressão de estudantes universitários
Author: Quintero Durán, Lersi Dayana
Advisor: Almeida, Ana Margarida Pisco
Keywords: Literacia em saúde mental
Intervenção digital
Depressão em estudantes universitários
Defense Date: 7-Feb-2024
Abstract: A literacia em saúde mental pode ser abordada utilizando estratégias que alertem a população para problemas de saúde, contribuindo para a sua prevenção. DEEP é uma intervenção digital audiovisual composta por um conjunto de “short-vídeos” criada com o intuito de oferecer, aos Estudantes Universitários Portugueses, recursos que promovam um melhor conhecimento do fenómeno da depressão como doença. A depressão é considerada, pela Organização Mundial de Saúde, a principal causa de incapacidade em todo o mundo. Este estudo, que teve uma abordagem experimental com recurso a métodos mistos, avaliou o impacto da intervenção DEEP relativamente aos conhecimentos sobre sintomas e possíveis tratamentos de depressão numa amostra aleatória de 98 estudantes universitários, com idades entre os 20 e os 38 anos. O principal instrumento de recolha de dados foi o inquérito por questionário, usado para comparar os níveis de literacia pré-intervenção, pós-intervenção e de follow-up. O estudo foi estruturado em duas etapas, compostas por 4 fases: um estudo piloto, a adaptação/divulgação, a avaliação principal e a avaliação dos desafios. Os participantes foram divididos em 4 grupos (G1, G2, G3 e G4): o G1 recebeu a intervenção DEEP em formato audiovisual; o G2 recebeu uma sinopse da intervenção DEEP em formato de texto; o G3 recebeu quatro artigos de notícias sobre depressão; e o G4 foi o grupo de controlo. Os resultados obtidos, com recurso ao teste de comparações múltiplas de Scheffé e Least Significant Difference, provaram que os conteúdos audiovisuais da intervenção aumentaram significativamente os conhecimentos sobre depressão no G1 comparativamente com os outros formatos usados para transmitir informação, concluindo-se que a intervenção audiovisual DEEP indicou ser uma ferramenta eficaz para promover a literacia em depressão nos estudantes universitários. Estudos futuros, com amostras de participantes de maior dimensão, poderão, a partir das conclusões decorrentes da intervenção DEEP, implementar avaliações que permitam robustecer os resultados decorrentes deste estudo.
Mental health literacy can be addressed using strategies that alert the population to health problems and contribute to their prevention. DEEP is a digital audiovisual intervention made up of a series of "short videos" created with the aim of offering Portuguese university students resources that promote a better understanding of the phenomenon of depression as a disease. Depression is considered by the World Health Organization to be the leading cause of disability worldwide. This study, which took an experimental approach using mixed methods, evaluated the impact of the DEEP intervention on knowledge about symptoms and possible treatments for depression in a random sample of 98 university students aged between 20 and 38. The main data collection instrument was a questionnaire survey, used to compare pre-intervention, post-intervention and follow-up literacy levels. The study was structured in two stages, consisting of 4 phases: a pilot study, the adaptation/dissemination, the main evaluation and the challenge evaluation. The participants were divided into 4 groups (G1, G2, G3 and G4): G1 received the DEEP intervention in audiovisual format; G2 received a synopsis of the DEEP intervention in text format; G3 received four news articles on depression; and G4 was the control group. The results obtained, using Scheffé's multiple comparisons test and Least Significant Difference, proved that the audiovisual content of the intervention significantly increased knowledge about depression in G1 compared to the other formats used to transmit information, concluding that the DEEP audiovisual intervention proved to be an effective tool for promoting depression literacy in university students. Future studies, with larger samples of participants, could, on the basis of the conclusions drawn from the DEEP intervention, implement evaluations that would allow the results of this study to be strengthened.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41541
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