Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41530
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dc.contributor.advisorCoelho, Margarida C.pt_PT
dc.contributor.advisorBatista, Sérgio Filipe Assunçãopt_PT
dc.contributor.authorMendes, Francisco José Gomespt_PT
dc.date.accessioned2024-04-16T07:55:19Z-
dc.date.issued2023-11-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/41530-
dc.description.abstractNos dias que decorrem, cada vez mais se ouvem notícias de catástrofes naturais. Vivem-se tempos em que as alterações climáticas sentidas são cada vez mais notórias, e por este motivo estas são cada vez mais imprevisíveis e intensas. Deste modo, surge a necessidade da sua previsão mas acima de tudo de uma evacuação que esteja preparada para estas condições adversas. Esta dissertação teve como principal objetivo a simulação de vários cenários de evacuação para a zona de Aveiro, focando as praias da Barra e Costa Nova do Prado, sendo esta uma zona portuária com gases explosivos, estando assim sujeita a algum tipo de catástrofe associada a este. Sendo também uma zona costeira está sujeita a um cenário de tsunami ou avanço do mar. Deste modo pretendeu-se então a análise da rede e a sua resposta e uma evacuação de emergência. Inicialmente foi complementada uma rede previamente dimensionada com uma nova área correspondente à zona das praias. Este complemento exigiu uma nova calibração do modelo para uma maior aproximação da realidade. Posto isto foram definidos dois cenários alternativos, um que implicou o uso da A25 com as duas faixas de rodagem com o mesmo sentido e outro que contemplou o uso de autocarros municipais para substituição direta dos veículos. Cada cenário teve três rotas definidas com a respetiva classe de veículos associada para uma melhor distinção ao longo das simulações. Cada um dos três cenários foi analisado durante dois períodos de uma hora cada um, possibilitando assim a análise durante a manhã e durante a tarde. Durante todo o trabalho foram retirados dados do software sobre atrasos, tempos de viagem, distâncias percorridas, paragens ao longo de toda a rede e veículos que chegaram ou não ao seu destino respetivos a cada cenário, para uma melhor comparação entre os mesmo e assim ser chegar às conclusões retiradas. Para este fim, as simulações foram feitas no software VISSIM. Com estas simulações e os dados retirados foi possível concluir que o cenário que menos favorece a evacuação destas zonas é o cenário de referência, seguido do segundo cenário alternativo e só depois o primeiro cenário alternativo. O cenário de referência foi o que mais atrasos e paragens apresenta tanto no período da manhã como no da tarde.pt_PT
dc.description.abstractNowadays it is common to hear about natural catastrophes. We are living in times where climate changes are more notorious and because of that these catastrophes are more unpredictable and intense. This way, it is necessary to predict them but, most of all, to have an evacuation plan capable of handling these adverse conditions. The main goal of this document was to elaborate an evacuation plan for the area of Aveiro, giving more attention to the Barra and Costa Nova do Prado beaches’ areas. This is a port zone and it is associated to explosive gases. This is also a coast area so it is associated to a case of a tsunami or sea water advance. This way it was intended to analyse the network ans its response to an emergency evacuation scenario. There is a previous network designed that was complemented with a brand new area that involves the beach areas. This complement area demands a new calibration to a bigger approach of reality. After this, there were defined two alternative scenarios: one that uses the 25 freeway that uses both roads with only one way and the other one that uses city buses to replace personal vehicles. Each scenario had three defined routes with the respective vehicle class associated. During all this work, there were collected data from the software about delays, travel times, travel distances, stops and vehicles that did or didn’t arrive to its destination of each scenario in order to better comparison between the three of them and reach the conclusions. To make this possible, the simulations were made in software VISSIM. With this simulations and collected data was possible to conclude that the reference scenario was the one that less supports the evacuation, followed by the second alternative scenario and this one followed by the first case scenario. The reference scenario was the one that presents the bigger delay and stops either in the morning as in the afternoon block.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00481%2F2020/PTpt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00481%2F2020/PTpt_PT
dc.relationCENTRO-01-0145-FEDER-022083pt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEvacuaçãopt_PT
dc.subjectEmergênciapt_PT
dc.subjectCatástrofept_PT
dc.subjectSoftware de simulação de tráfegopt_PT
dc.titlePlaneamento da evacuação de emergência numa cidade costeira portuáriapt_PT
dc.title.alternativeEmergency evacuation plan of a coast port citypt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.date.embargo2025-11-30-
dc.description.masterMestrado em Engenharia Mecânicapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEM - Dissertações de mestrado

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