Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41522
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Reinaldopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Manuel Au-Yongpt_PT
dc.contributor.authorCabral, Xavier da Costapt_PT
dc.date.accessioned2024-04-15T15:13:29Z-
dc.date.available2024-04-15T15:13:29Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/41522-
dc.description.abstractEsta dissertação procura explorar a relação entre a Responsabilidade Social Corporativa e o Desempenho Financeiro das Empresas no contexto moderno. O principal objetivo desta investigação é avaliar de forma crítica a influência das iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa no desempenho financeiro das organizações que adotam estas medidas. Através de uma extensa revisão da literatura e de uma investigação empírica, incluindo a execução e publicação de um questionário que totalizou 80 respostas, este projeto visa as várias dimensões da RSC e as suas implicações diretas ou indiretas nos resultados financeiros de uma empresa. Além disso, procura averiguar o papel da RSC na definição do comportamento dos consumidores e o seu impacto na perceção que estes têm das empresas. Ao realizar esta investigação, esta dissertação contribui para o conjunto de conhecimentos existentes no domínio da ética empresarial, da sustentabilidade e da gestão financeira e fornece um olhar direto às opiniões de consumidores portugueses e residentes em Portugal. A investigação fornece novas perspetivas e provas sobre a ligação entre a RSC e o desempenho financeiro, realçando que consumidores conscientes sobre a temática irão tomar decisões de compra favoráveis às empresas que adotam medidas socialmente responsáveis. As conclusões deste estudo oferecem orientações valiosas para as empresas que procuram implementar estratégias de RSC de forma eficaz. O estudo destaca a importância de comunicação clara para a tomada das decisões dos consumidores, demonstrando que empresas preocupadas com a definição clara das suas posições, medidas e cadeia de fornecimentos vão ser valorizadas e consequentemente, apresentar resultados financeiros mais positivos. Também para as instituições governamentais, as conclusões deste estudo são claras e concisas. A população considera importante a implementação global de medidas de RSC em todas as empresas através de leis promulgadas por governos e decisores políticos.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation endeavours to explore the intricate relationship between Corporate Social Responsibility (CSR) and Corporate Financial Performance (CFP). The primary objective of this research is to critically assess the influence of CSR initiatives on the financial performance of organizations. Through an extensive literature review and an empirical investigation, which included the development and publication of a questionnaire that totalized 80 replies, this study aims to shed light on the various dimensions of CSR and its direct or indirect implications on a company's financial bottom line. Furthermore, it seeks to ascertain the role of CSR in shaping consumer behaviour and its impact on consumers' perceptions of businesses. By conducting this investigation, this dissertation intends to contribute to the existing body of knowledge in the field of business ethics, sustainability, and financial management and it provides a direct look at the opinions of Portuguese consumers and those living in Portugal. The research provides fresh insights and evidence on the link between CSR and financial performance, emphasizing its relevance in contemporary business practices, emphasising that consumers who are aware of the issue will make purchasing decisions in favour of companies that adopt socially responsible measures. This study's findings will offer valuable guidance for businesses looking to implement CSR strategies effectively, for scholars seeking to expand the understanding of this intricate relationship, and for policymakers focused on creating a conducive environment for responsible corporate practices.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectResponsabilidade social corporativapt_PT
dc.subjectConsumidorespt_PT
dc.subjectImagem da empresapt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectÉtica empresarialpt_PT
dc.titleResponsabilidade social corporativa no contexto do mundo modernopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Línguas e Relações Empresariaispt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Xavier_Cabral.pdf1.91 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.