Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41520
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorEnríquez, Francisco José Fidalgopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Manuel Au-Yongpt_PT
dc.contributor.authorCouto, Bárbara de Sousa Sápt_PT
dc.date.accessioned2024-04-15T14:44:29Z-
dc.date.available2024-04-15T14:44:29Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/41520-
dc.description.abstractNuma economia global cada vez mais interligada e competitiva, a internacionalização das empresas surgiu como uma estratégia fundamental para o crescimento e a sustentabilidade. O processo de expansão das operações para além das fronteiras nacionais envolve uma complexa interação da utilização dos modelos de internacionalização e dos fatores económicos, culturais, legais, logísticos e tecnológicos. Este cenário dinâmico exige uma compreensão adequada das práticas comerciais internacionais e uma abordagem estratégica para a entrada no mercado utilizando, por exemplo, o CRM e o marketing relacional. Ao embarcarem na viagem da internacionalização, as empresas deparam-se com um leque diversificado de oportunidades e desafios como algumas barreiras linguísticas para a internacionalização, a obtenção de acesso a novos clientes e mercados até à navegação em quadros regulamentares e nuances culturais desconhecidos, as decisões tomadas no processo de internacionalização têm implicações de longo alcance para o sucesso e a longevidade de uma empresa nos mercados estrangeiros. O presente trabalho, resultante de um estágio numa PME a "Lusavouga", analisa o panorama multifacetado da internacionalização de empresas. Centra-se especificamente nas oportunidades e dificuldades que este processo pode acarretar, examinando as principais estratégias utilizadas por empresas de sucesso e as considerações críticas que moldam os seus esforços de expansão global. Através de uma revisão da literatura relevante, complementada por uma análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças) e PESTEL (Política, Económica, Sociocultural, Tecnológica, Ambiental, Jurídica), pretendo fornecer informações sobre as melhores práticas e iluminar potenciais armadilhas.pt_PT
dc.description.abstractIn an increasingly interconnected and competitive global economy, the internationalization of companies has emerged as a pivotal strategy for growth and sustainability. The process of expanding operations beyond domestic borders involves a complex interplay between the use of internationalization models and the economic, cultural, legal, logistical, and technological factors. This dynamic landscape demands a proper understanding of international business practices and a strategic approach to market entry using, for example, CRM and relationship marketing. As companies embark on the internationalization journey, they encounter a diverse range of opportunities and challenges such as language barriers to internationalization, gaining access to new customers and markets, to navigating unfamiliar regulatory frameworks and cultural nuances, the decisions made in the internationalization process have far-reaching implications for a company's success and longevity in foreign markets. This paper, resulting from an internship at a SME “Lusavouga,” delves into the multifaceted landscape of company internationalization. It specifically focuses on the opportunities and hardships that this process may entail, by examining key strategies employed by successful enterprises and the critical considerations that shape their global expansion endeavours. Through a comprehensive review of relevant literature, supplemented by SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) and PESTEL (Political, Economic, Sociocultural, Technological, Environmental, Legal) analysis, I aim to provide insights into best practices and illuminate potential pitfalls.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInternacionalizaçãopt_PT
dc.subjectModelos de internacionalizaçãopt_PT
dc.subjectCRMpt_PT
dc.subjectMarketing relacionalpt_PT
dc.subjectBarreiras linguísticas para a internacionalizaçãopt_PT
dc.titleInternacionalização da Chemitool: relatório de estágio realizado na empresa Lusavougapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Línguas e Relações Empresariaispt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Bárbara_Couto.pdf7.17 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.