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http://hdl.handle.net/10773/41499
Title: | O contributo da gestão de continuidade do negócio no seio empresarial: motivações, implementação e desafios |
Author: | Duro, Maria Catarina Oliveira |
Advisor: | Amorim, Marlene Castro Polónia, Daniel Ferreira |
Keywords: | Business continuity management ChatGPT-4 ISO 22301 Plataformas IT ServiceNow |
Defense Date: | 14-Dec-2023 |
Abstract: | A evolução dos serviços tem vindo a acontecer de forma significativa, tornando
os dados e sistemas de informação o ouro da civilização atual. Ter estratégias
para manter a posição comercial em caso de catástrofes tem-se tornado, por
esse motivo, cada vez mais importante.
Com isso em questão, surgiu a exigência de estabelecer soluções de
recuperação e mitigação de riscos, para o que nasce a gestão da continuidade
do negócio [Business Continuity Management], cujo objetivo fundamental é
evitar um “Black swan”, um termo utilizado para referir acontecimentos
inesperados que ninguém pode prever e que podem ter impactos poderosos
no mundo e afetar tanto a economia, como a sociedade.
Como exemplo disso, temos o caos gerado pela COVID-19, que apanhou o
mundo desprevenido e causou o colapso de muitos sistemas, tais como os
sistemas de saúde e educação. Mudou drasticamente todas as economias
internacionais e todas as atividades humanas, como nunca se tinha visto.
Desde a pandemia gerada pelo surto de COVID-19 a nível global, as empresas
foram expostas ao desafio da digitalização, o que aumentou o interesse na
incorporação de métodos de continuidade dos processos de negócio. No
entanto, é de notar que há uma grande falta de conhecimento de como
avançar com esta inclusão no meio empresarial.
No decorrer deste relatório, o principal objetivo será definir e compreender o
que é a Business Continuity Management, doravante referida como BCM, e
como é que esta se enquadra no contexto organizacional. Após essa
introdução, serão apresentadas as motivações, o valor e as dificuldades que
advêm da sua inclusão no seio empresarial, como ocorre a implementação
deste conceito através de plataformas de Information Technology, como o
ServiceNow, quais os métodos e forma de implementar. Por fim, será feito um
estudo para analisar como é que as grandes empresas têm integrado a BCM e
quais os desafios encontrados. Nesta última etapa, será usada a versão 4 do
chatGPT para analisar e extrair conclusões através das PRQs (plausible
research questions – perguntas de pesquisa plausíveis) previamente
identificadas. The evolution of services has been happening significantly, making data and information systems the gold of today's civilisation. Having strategies to maintain the business position in case of disasters has therefore become increasingly important. With this in question, the requirement to establish recovery and risk mitigation solutions has arisen, for which Business Continuity Management was born, whose fundamental objective is to avoid a "Black swan", a term used to refer to unexpected events that no one can predict and that can have powerful impacts on the world and affect both the economy and society. As an example of this, we have the COVID-19 pandemic situation, which caught the world off guard and caused the collapse of many systems, such as health and education systems. It has drastically changed all international economies and human activities like never before. Since the pandemic generated by the global COVID-19 outbreak, companies have been exposed to the challenge of digitalisation, which has increased interest in incorporating business process continuity methods. However, it should be noted that there is a great lack of knowledge on how to move forward with this inclusion in the business environment. Throughout this report, the main objective will be to define and understand what Business Continuity Management (BCM) is and how it fits into the organisational context. After this introduction, we will present the motivations, value and difficulties that arise from its inclusion in the corporate environment, how this concept is implemented through IT platforms such as ServiceNow, what methods and how to implement it. Finally, a study will be carried out to analyze how large companies have integrated BCM and what challenges they have encountered. In this last stage, version 4 of chatGPT will be used to analyse and draw conclusions using the PRQs (plausible research questions) previously identified. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/41499 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
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