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Title: Políticas de incentivos em economia circular: uma abordagem da teoria dos jogos
Author: Correia, Nuno Miguel Ribeiro
Advisor: Jorge, Sílvia
Costa, Joana
Keywords: Economia circular
Cadeia de abastecimento sustentável
Subsídios
Incentivos
Sustentabilidade
Circularidade
Política pública
Defense Date: 6-Dec-2023
Abstract: Presentemente, as economias mundiais estão a ser confrontadas com enormes desafios para obviar constrangimentos ao nível dos recursos, das pressões ambientais e da coesão social, sendo por consequência urgente a promoção de medidas que possibilitem uma gestão do investimento público mais eficiente. Na presente dissertação existe o objetivo de, através de uma abordagem de Teoria dos Jogos, desenvolver um modelo que assume a influência do investimento em circularidade nas preferências dos consumidores com o intuito de analisar o impacto políticas de incentivos em diferentes estruturas de poder da cadeia de valor. Primeiramente o contexto teórico é apresentado, alicerçando o domínio conceptual, bem como as práticas de adoção e as medidas de apoio à circularização da Economia. Seguidamente, implementado o modelo que analisa duas empresas produtoras (em que uma é financiada através de um subsídio) e um retalhista, onde são apreciadas três estruturas de poder na cadeia de valor, e verificam-se impactos ao nível do grau de circularidade e dos preços praticados ao longo da cadeia, aquando da aplicação de duas políticas distintas. O estudo permitiu identificar o grau de diferenciação do produto como determinante na escolha da política ótima de incentivo à circularidade e da estrutura de poder da cadeia de valor que evidencia maior grau de circularidade.
The world's economies are currently facing enormous challenges in terms of resource constraints, environmental pressures and social cohesion, and there is therefore an urgent need to promote measures that make it possible to manage public investment more efficiently. The aim of this dissertation is to use a game theory approach to develop a model that assumes the influence of investment in circularity on consumer preferences in order to analyze the impact of incentive policies on different power structures in the value chain. First, the theoretical context is presented, underpinning the conceptual domain, as well as the adoption practices and support measures for the circularization of the economy. This is followed by the implementation of a model that analyzes two production companies (one of which is financed through a subsidy) and a retailer, where three power structures in the value chain are assessed and impacts on the degree of circularity and the prices charged along the chain are verified when two different policies are applied. The study made it possible to identify the degree of product differentiation as a determining factor in choosing the optimum policy to encourage circularity and the power structure in the value chain that shows the greatest degree of circularity.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41434
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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