Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41404
Title: Estratégias de diferenciação pedagógica: potencialidades e limitações da sua implementação
Author: Ventura, Ana Filipa Afonso
Advisor: Oliveira, Diana da Silva
Keywords: Diferenciação pedagógica
Diversidade
Educação inclusiva
Estratégias de aprendizagem
Estudo de caso
Defense Date: 20-Nov-2023
Abstract: O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico e aborda o desenvolvimento de um Projeto de Intervenção-Investigação (PII) sobre a implementação de estratégias de diferenciação pedagógica numa turma de 1.º ano no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Foram definidos como principais objetivos: a) conceber e implementar estratégias de diferenciação pedagógica promotoras das aprendizagens de uma turma do 1.º ano; b) averiguar as potencialidades e limitações da implementação dessas estratégias; e c) identificar efeitos do PII no desenvolvimento profissional e pessoal da professora estagiária-investigadora. No enquadramento teórico que serviu de apoio ao desenvolvimento do PII, foram revistos fundamentos sobre conceitos de diferenciação pedagógica, aprendizagem, educação inclusiva e algumas perspetivas teóricas sobre a implementação de estratégias de diferenciação pedagógica. Aliada a este enquadramento curricular e concetual surge a pertinência da seleção do tema, devidamente justificada através de informação recolhida ao longo da contextualização e caracterização do contexto, com especial atenção às características e necessidades do grupo. Para a implementação do PII, que assumiu características de Estudo de caso, foram utilizadas diversas técnicas de recolha de dados, nomeadamente: inquérito por questionário à professora cooperante; inquérito por entrevista a cada um dos alunos; observação direta participante e não participante do contexto; e recolha documental de produções dos alunos. Os dados recolhidos foram posteriormente analisados com recurso à análise de conteúdo. A análise dos dados recolhidos antes e durante a implementação do PII, através das grelhas de caracterização do grupo, dos questionários aos alunos e à professora, das notas de campo e das reflexões semanais, evidenciam o facto de as potencialidades da implementação de estratégias de diferenciação pedagógica apresentarem uma maior implicação no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos do que as limitações experienciadas.
This Internship Report was developed within the scope of the curricular units Supervised Pedagogical Practice and Seminar on Educational Orientation, of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and explains the development of an Intervention-Research Project (PII) on the implementation of pedagogical differentiation strategies in a 1st year class in the 1st Cycle of Basic Education. The main objectives were: a) to design and implement pedagogical differentiation strategies that promote learning in a 1st grade class; b) to investigate the potential and limitations of implementing these strategies; and c) to identify the effects of the PII on the professional and personal development of the trainee teacher-researcher. In the theoretical framework that supported the development of the PII, concepts of pedagogical differentiation, learning, inclusive education and some theoretical perspectives on the implementation of pedagogical differentiation strategies were properly substantiated.Allied to this curricular and conceptual framework is the relevance of selecting the theme, duly justified through information gathered during the contextualization and characterization of the context, with special attention to the characteristics and needs of the group. For the implementation of the PII, which took on the characteristics of a case study, various data collection techniques were used, namely: a questionnaire survey of the cooperating teacher; an interview survey of each of the students; direct participant and non-participant observation of the context; and documentary collection of the students' productions. The data collected was then analyzed using content analysis. The analysis of the data collected before and during the implementation of the PII, through the group characterization grids, the questionnaires to the students and the teacher, the field notes and the weekly reflections, shows that the potential of implementing pedagogical differentiation strategies has a greater impact on the development of student learning than the limitations experienced.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41404
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Ana_Filipa_Ventura.pdf3.23 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.