Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41403
Title: Interculturalidade em contexto educativo: um estudo numa turma do 3º ano
Author: Correia, Anabela Mendes
Advisor: Oliveira, Diana da Silva
Keywords: Interculturalidade
Diversidade
Sequência didática
Investigação-ação
1.º Ciclo do Ensino Básico
Defense Date: 14-Dec-2023
Abstract: Com o presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito das unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), apresenta-se a implementação de um projeto de intervenção-investigação (PII) sobre Interculturalidade com alunos do 3.º ano do 1.º CEB. Na atualidade, o tema Interculturalidade tem-se tornado cada vez mais significativo, devido à globalização e aos fluxos migratórios. Estas dois fatores influenciam consideravelmente os sistemas educativos na necessidade de um reajustamento e sensibilização para e na inclusão de cidadãos, oriundos de diversas partes do mundo. Com este estudo, foi possível analisar as perceções dos professores do 1.º CEB da escola onde foi implementado o PII, relativamente à importância da adoção de práticas que desenvolvam a Interculturalidade de uma turma em contexto de sala de aula. Foi, também, possível conhecer e analisar as perceções dos alunos de uma turma do 3.º ano quanto a este tema, bem como contribuir para sensibilizar e consciencializar a comunidade para esta temática. Foram definidos como principais objetivos do PII: a) Conceber e implementar uma sequência didática para crianças do 3.º ano que vise a promoção da Interculturalidade; b) Averiguar as potencialidades e limitações da implementação dessa sequência didática; c) Identificar efeitos do PII no desenvolvimento profissional e pessoal da professora-estagiária investigadora. Neste sentido, no enquadramento teórico de suporte ao PII, apresentam-se conceitos pertinentes para o desenvolvimento do mesmo, sobretudo os conceitos de Interculturalidade, Multiculturalidade e crescente Migração em Portugal. O PII seguiu uma metodologia com caraterísticas de investigação-ação, englobando diversas técnicas de recolha de dados, tais como: inquéritos por questionários a docentes, aos alunos e aos familiares dos alunos; inquérito por entrevista à diretora do Agrupamento; observação direta; compilação documental. No que concerne à análise dos dados obtidos, os mesmos foram objeto de análise de conteúdo e análise de estatística descritiva. Os resultados obtidos permitiram verificar que houve uma evolução significativa das aprendizagens de cada aluno. Bem como se contribuir para a promoção de uma atitude cívica individual e um relacionamento social e intercultural.
This internship report, developed as part of the Supervised Pedagogical Practice and Educational Orientation Seminar curricular units of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education (CEB), presents the implementation of an intervention-research project (PII) on Interculturality with 3rd year CEB students. Nowadays, the topic of Interculturality has become increasingly significant due to globalization and migratory flows. These two factors have had a considerable influence on education systems in terms of the need to readjust and raise awareness of the inclusion of citizens from different parts of the world. With this study, it was possible to analyze the perceptions of 1st grade teachers at the school where the PII was implemented, regarding the importance of adopting practices that develop the Interculturality of a class in the classroom context. It was also possible to find out and analyze the perceptions of the students in a 3rd grade class on this topic, as well as to help raise awareness in the community. The main objectives of the PII were: a) To design and implement a didactic sequence for 3rd grade children aimed at promoting Interculturality; b) To ascertain the potential and limitations of implementing this didactic sequence; c) To identify the effects of the PII on the professional and personal development of the teacher trainee-researcher. In this sense, the theoretical framework supporting the PII presents relevant concepts for its development, especially the concepts of Interculturality, Multiculturalism and increasing Migration in Portugal. The PII followed an action-research methodology, encompassing various data collection techniques, such as: questionnaires for teachers, students and students' families; an interview with the school principal; direct observation; and document compilation. The data obtained was analyzed using content analysis and descriptive statistics. The results obtained made it possible to verify that there was a significant improvement in each student's learning. As well as contributing to the promotion of an individual civic attitude and a social and intercultural relationship.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41403
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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