Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41376
Title: As possibilidades do gênero escape room para o estudo da linguagem audiovisual na realidade virtual
Author: Pais, Inês Cristina Mano Falcão
Advisor: Vairinhos, Mário Jorge Rodrigues Martins
Keywords: Audiovisual
Escape room
Narrativa
Realidade virtual
Defense Date: 15-Dec-2023
Abstract: A evolução das novas tecnologias trouxe consigo um novo meio, a realidade virtual. Esta, tal como todos os outros meios, abriu portas a inúmeras possibilidades da sua aplicação que até ao momento eram inconcebíveis. No presente trabalho, são exploradas as narrativas que surgiram e evoluíram com este meio. Em relação ao audiovisual, este ainda se encontra a tentar ganhar o seu espaço no mundo virtual e é no limiar entre o jogo e o audiovisual que se baseará todo o projeto. A presente dissertação incidiu sobre a criação e validação de um protótipo audiovisual em Realidade Virtual recorrendo ao género escape room. Com este fim, foram realizadas etapas de pesquisa, pré-produção, produção, pós-produção e teste que colaboraram na observação dos desafios e limitações inerentes a este. Foi viável chegar à conclusão de que a relação entre a narrativa do escape room e a interatividade possibilitou que cada individuo experienciasse o protótipo de maneira distinta. Neste sentido, é possível criar diversas possibilidades expressivas no que diz respeito ao audiovisual em realidade virtual apoiando-se em narrativas não-convencionais. O audiovisual ganha dinâmica com um público ativo, podendo oferecer uma experiência sensorial inovadora.
The evolution of technology came up with a new subject, Virtual Reality. As well as other subjects, it opened up doors to an innumerous amount of possibilities of its applications that, until now, were unthinkable. This essay explores the narratives that emerged and evolved throughout Virtual Reality. In regard to audiovisual, it is still trying to reach its space in the virtual world, and it is right on the threshold between the game and the audiovisual that this project will be based on. This dissertation focused on the creation and validation of an audiovisual prototype in Virtual Reality using the escape room genre. With that purpose, research, pre-production, production, post-production and testing stages were carried out which collaborated in the observation of the challenges and limitations inherent to it. It was feasible to reach the conclusion that the relationship between narrative and interactivity made it possible for each individual to experience the prototype in a different way. Thus, it is possible to create several expressive possibilities regarding audiovisual in virtual reality based on unconventional narratives. The audiovisual gains dynamics with an active audience, being able to offer an innovative sensory experience.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41376
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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