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Title: Websérie “Acesso Livre”: sensibilização dos docentes do ensino superior para a produção de conteúdos acessíveis
Author: Olivieri, Raffaella Rosado
Advisor: Pereira, Dora Maria de Oliveira Simões Ribeiro
Batista, João Carlos Lopes
Keywords: Conteúdo acessível
Design de conteúdo
Websérie
Storytelling
Ensino superior
Materiais de apoio
Defense Date: 15-Dec-2023
Abstract: Quando pensamos em acessibilidade, associamo-la frequentemente a funcionalidades de plataformas, como técnicas text-to-speech, níveis de contraste, alternativas textuais ou auditivas para descrição de imagens. No entanto, o próprio conteúdo publicado nessas plataformas, por vezes, não está concebido da forma mais acessível possível. Aprender técnicas para tornar mais acessível o conteúdo criado pelos professores – em legibilidade, forma, informação, fonte usada, organização visual, entre outros parâmetros – é importante para garantir uma boa comunicação entre professores e estudantes. Esta dissertação (dando continuidade ao trabalho de Vilarinho (2021)) procura listar recomendações de design para a construção de conteúdos mais acessíveis, por parte dos docentes do ensino superior. O principal objetivo centra-se, portanto, na criação de uma websérie que reforce a sensibilização dos docentes do ensino superior para a importância da produção de conteúdo acessível. Para tal, o seu desenvolvimento é suportado na Developmental Research Methodology e dividido em três fases — Fase 1: pesquisa e análise de conceitos-chave, Fase 2: criação e produção da websérie “Acesso Livre”, e Fase 3: avaliação da prova de conceito e elaboração de um guia de formato para a websérie “Acesso Livre”. Desta dissertação resulta uma prova de conceito com episódios piloto para a websérie “Acesso Livre”, com o propósito de sensibilizar os docentes do ensino superior para questões de acessibilidade. Apresenta-se também um Guia de Formato para que esta websérie possa ser melhorada e expandida em trabalhos futuros.
When thinking about accessibility, it is often associated with web page settings like text-to-speech tools, contrast level adjustments, text or audio alternatives for image descriptions. However, oftentimes the content itself shared on those platforms isn’t made in the most accessible way. This project thesis comes as a continuation of the proposed future work by Vilarinho (2021), seeking to showcase design guidelines to produce more accessible content by university teachers. To learn techniques to make content made by teachers more accessible – in readability, form, information, font used, visual organization, among other parameters – is important to guarantee good communication between teachers and students. This project has, hereby, as a main goal the creation of a webseries to raise university teachers’ awareness about the importance of producing accessible content. To do so, this investigation work is supported by Developmental Researched Methodology and conducted under three phases – Phase 1: research and analysis of key-concepts, Phase 2: creation and production of five pilot episodes of “Acesso Livre” webseries, Phase 3: evaluation of the proof of concept and formulation of a Format Guide for “Acesso Livre” webseries. This research results in a proof of concept with pilot episodes for a webseries directed to teachers, which goal is to raise awareness of accessibility. A Format Guide was also made so that this webseries could be improved and expanded in future work.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41375
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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