Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41308
Title: Método Europeu: potenciador da visualização espacial
Author: Tavares, Marta Corrêa Mendes de Campos
Advisor: Mota, João
Keywords: Visualização espacial
Geometria descritiva
Método europeu de projecção
Ensino profissional
Defense Date: 21-Jul-2011
Abstract: A disciplina de Geometria Descritiva tem como uma das principais finalidades o desenvolvimento das capacidades de percepção do espaço e a visualização mental das formas visuais e da representação gráfica. Constitui, assim, um elemento imprescindível para o desenvolvimento da visualização espacial. A falta (ou a pouca capacidade) desta competência cognitiva por parte dos alunos pode levar a uma atitude de frustração e consequentemente a uma ausência de aprendizagens. Técnicas, metodologias e testes têm surgido ao longo dos anos de forma a facilitar a compreensão por parte dos alunos bem como a aferir as suas capacidades de visualização. Este estudo pretende utilizar o Método Europeu de Projecção, método este já conhecido pelos alunos do curso de desenho digital 3D, como uma ferramenta de desenvolvimento desta capacidade fundamental para a profissão para que se preparam. A utilização do método europeu foi realizado em contexto sala de aula de modo a promover uma interacção, o mais individualizada possível, desenvolvendo um processo de acompanhamento que se pretendia produtivo. Este estudo realizou-se em duas fases: a primeira correspondente a um enquadramento teórico e a segunda à aplicação prática de três séries de exercícios individuais aplicados à amostra deste estudo. A interacção individual foi intensificada pela utilização de materiais que obrigaram necessariamente a uma cooperação professor-alunos nas actividades pretendidas. Com a aplicação do método, nestas circunstâncias pode-se concluir que as competências de visualização de uma terceira para uma segunda dimensão são mais facilmente executáveis por parte dos alunos. Verifica-se também que o manuseamento de peças permitirá desenvolver essas competências visuais. Foram sentidas limitações que se prendem com a falta de pré-requisitos dos alunos, com a carga horária escolar acumulada pelo investigador e com a falta de experiência inerente a uma observação de campo. Como futuras oportunidades considera-se pertinente uma outra abordagem, implicando um estudo comparativo entre amostras com níveis cognitivos diferenciados.
The discipline of descriptive geometry has as one of the main goals the skill development of space and imagery of visual forms and graphical representation. Thus constitutes an essential element for the development of spatial visualization. The lack or limited capacity of cognitive competence on behalf of the students, can lead to an attitude of frustration and consequently a lack of learning. Techniques, methodologies and tests have arisen over the years in order to facilitate understanding by students and gauge their visualization capabilities. This study intends to use the European method of projection, as previously known by students of 3D digital design as a tool for development of this capacity fundamental for the profession in preparation. The usage of the European method was conducted in a classroom context, in order to promote interaction, the more individualized as possible, developing a monitoring process that was intended to be as well as productive as possible. This study took place in two phases. The first corresponds to a theoretical framework and the second to a practical application of three series of individual exercises applied to our sample. The individual interaction was enhanced by the use of materials, forcing necessarily a teacher-student cooperation in the activities expected. With the method applied in these circumstances, we can conclude that viewing skills of a third to a second dimension is more easily enforceable by the students. The handling of pieces will develop these visual skills. Limitations were experienced which relate to the lack of prerequisites of the students, with the school hours accumulated by the investigator and the lack of experience inherent in a field observation. As future opportunities it is considered appropriate an alternative approach involving a comparative study between samples with different cognitive levels.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41308
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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