Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41305
Title: Metodologia projectual aplicada à educação visual do 8º ano
Author: Senos, Sofia Maria Grilo Marques
Advisor: Valente, António Manuel Dias Costa
Keywords: Metodologia projectual
Educação artística
3º ciclo do ensino básico
Bruno Munari
Ferramenta didáctica
Estilos de aprendizagem
Produto final
Defense Date: 19-Jul-2011
Abstract: Este estudo tem como objectivo compreender a aplicação da metodologia projectual nas aulas de Educação Visual de duas turmas do oitavo ano de uma Escola Secundária Portuguesa. A sua finalidade consiste em compreender a metodologia projectual enquanto elemento potenciador de criatividade e também enquanto facilitador do processo de ensino. Para tal a disciplina de Educação Visual é entendida como uma disciplina sistematizada, implementando uma metodologia capaz de ser analisada, avaliada e medida. Assim, baseado na teoria de Bruno Munari, criou-se uma planificação em Unidades de Trabalho que permitiiu aos alunos o contacto com “projectos”, seguindo uma metodologia pré-determinada. De forma faseada e implicando a realização de tarefas sucessivas, os alunos deveriam partir de um ponto A (Problema) e chegar a um ponto B (Solução). A análise de todo este processo é assim, o objecto de estudo desta investigação. Compreender o seu impacto na performance dos alunos (qualidade dos produtos produzidos), por um lado, e por outro, compreender o seu impacto pedagógico nas aulas (método de trabalho) são as duas das vertentes desta pesquisa. Pretendeu-se também analisar este processo de forma contextualizada, tentado perceber as preferências/estilos de aprendizagem dos alunos em questão. A metodologia projectual revelou-se então uma ferramenta pedagógica extremamente útil para a sistematização, frequentemente negligenciada, da Educação Artística, que contextualiza os Problemas (projectos) propostos e envolve os alunos. Há ainda indicadores que permitem pensar que é uma ferramenta que desenvolve o pensamento crítico e consequentemente a criatividade para a generalidade dos estudantes. No entanto, existem também alguns indicadores que demonstram dificuldade de certos alunos se adaptarem à existência de um método sistemático e linear.
The main goal of this study is to understand the application of project methodology of Visual Education in two 8th grade classes of a Portuguese High School. Its purpose is the comprehension of project methodology as an engine to enhance creativity but also as a teaching process. To this end, Visual Education is perceived as a systematized subject while implementing a methodology than can be analyzed, assessed and measured. Based on the Bruno Munari’s theory, it was created a mapping of Work Units for Visual Education classes that allowed, on one hand, that projects developed by students could be staged and, on the other hand, that would imply successive performing tasks, so they can be allowed to start from point A (the problem) and get to a point B (the solution). So, the analysis of this whole process is the subject of this research. Realizing its impact on students’ performance (or the quality of their production) and the comprehension of its pedagogical impact in the classroom (working method) are the two main aspects of this research. This article aims to analyze this process in a defined context, while trying to understand the preferences/learning styles of students. The project methodology has proven to be an educational tool used for systematizing, but it’s so often neglected in Art Education, which tries to give a context to the problems (projects) given and involves students. There are also indicators that allow us to think that it is a tool that develops critical thinking and creativity for most students. However, there are also some indicators that show the difficulty of some students to adapt to the existence of a systematic and linear method.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41305
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Sofia_Senos.pdf9.04 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.