Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41283
Title: Promoção do contacto com a natureza na 1ª infância através do outdoor learning
Author: Vieira, Nair Isabel Moreira
Advisor: Carlos, Vânia
Keywords: Educação para o desenvolvimento sustentável
Espaço exterior
Outdoor learning
Primeira infância
Contacto com a natureza
Defense Date: 14-Dec-2023
Abstract: O presente relatório insere-se no âmbito do estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade do Aveiro, designadamente das unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional, no decurso do ano letivo de 2023/2024. O trabalho foi desenvolvido com base num projeto de intervençãoinvestigação que consistiu na conceção, planificação, implementação e avaliação de uma sequência didática focada na importância do contacto direto com a natureza na primeira infância. A escolha do tema de pesquisa, "Outdoor Learning", foi motivada pela observação direta de um jardim de infância que faz uso de um ambiente natural nas atividades das crianças. No documento é enfatizada a relevância deste tema com base em documentos reguladores da educação pré-escolar e objetivos de desenvolvimento sustentável. A metodologia de investigação escolhida para o desenvolvimento do projeto foi uma aproximação à metodologia de Investigação-Ação, para isso foi formulada a seguinte questão de investigação: "De que forma o Outdoor Learning pode ser potenciador de uma Educação Ambiental?" e delineados três objetivos de investigação para abordar essa questão. A metodologia escolhida envolve ações práticas, observação, avaliação e reflexão. O estudo foi conduzido num grupo de crianças de 3 a 6 anos, com foco em questões ambientais globais, como a conservação da água, gestão de energia e sensibilização ambiental. Os pilares teóricos essenciais ao projeto são “A importância do contacto com a natureza e do Outdoor Learning na 1ª infância”, “O papel do educador” e “O Outdoor Learning como promotor de uma Educação Ambiental”. O primeiro destaca a importância do contato com a natureza na primeira infância, enfatizando como o ambiente natural promove o desenvolvimento físico, mental e social das crianças. Além disso, destaca como o espaço ao ar livre pode ser usado para aprender matemática e desenvolver outras competências. O segundo pilar aborda o papel do educador na promoção da Educação Ambiental. Destaca-se que os educadores desempenham um papel vital na criação de consciência ambiental em crianças e na transmissão de valores de respeito pelo meio ambiente, enfatizando a importância de abordar questões ambientais próximas à realidade das crianças. O terceiro e último pilar refere que o "Outdoor Learning" é uma ferramenta eficaz para promover a Educação Ambiental em crianças, pois ao explorarem a natureza, aprendem sobre ecossistemas e desenvolvam empatia com o mundo natural, o Outdoor Learning contribui para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Por fim, este projeto permitiu que a professora estagiária-investigadora conseguisse desenvolver competências profissionais, sociais e pessoais que ainda não tinha posto em prática.
The present report is part of the Master's degree internship program in Preschool Education and Primary Education Teaching at the University of Aveiro, specifically within the curricular units of Supervised Pedagogical Practice and Educational Guidance Seminar, during the academic year 2023/2024. The work was developed based on an intervention-research project, which involved the conception, planning, implementation, and evaluation of a didactic sequence focused on the importance of direct contact with nature in early childhood education. The choice of the research theme, "Outdoor Learning," was motivated by the direct observation of a kindergarten that utilizes a natural environment in children's activities. The document emphasizes the relevance of this theme based on regulatory documents in preschool education and sustainable development goals. The chosen research methodology for the project's development was Action Research, for which the following research question was formulated: "How can Outdoor Learning enhance Environmental Education?" and six research objectives were outlined to address this question. The chosen methodology involves practical actions, observation, evaluation, and reflection. The study was conducted with a group of children aged 3 to 6, focusing on global environmental issues such as water conservation, energy management, and environmental awareness. The essential theoretical pillars of the project are "The Importance of Contact with Nature and Outdoor Learning in Early Childhood”, "The Role of the Educator," and "Outdoor Learning as a Promoter of Environmental Education”. The first highlights the significance of nature contact in early childhood, emphasizing how the natural environment promotes the physical, mental, and social development of children. Furthermore, it underscores how outdoor spaces can be used to learn mathematics and other skills. The second pillar addresses the role of the educator in promoting Environmental Education. It highlights that educators play a vital role in creating environmental awareness in children and transmitting values of respect for the environment, emphasizing the importance of addressing environmental issues close to children's realities. The third and final pillar states that "Outdoor Learning" is an effective tool for promoting Environmental Education in children because, through exploring the nature, they learn about ecosystems and develop empathy for the natural world. Outdoor Learning contributes to the formation of conscientious and responsible citizens. Finally, this project allowed the student-teacher-researcher to develop professional, social, and personal skills that had not yet been put into practice.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41283
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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