Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41282
Title: O desafio da atenção à diversidade na educação pré-escolar e no 1º CEB
Author: Santos, Sara Daniela Carvalho dos
Advisor: Portugal, Gabriela
Keywords: Diversidade
Inclusão
Qualidade na educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico
Defense Date: 15-Dec-2023
Abstract: Ter uma abordagem pedagógica inclusiva, pensada de forma a ir ao encontro das particularidades e necessidades de todos e de cada um, foi o desafio escolhido para trabalhar e refletir durante o nosso estágio. Num primeiro momento, trabalhámos junto de um grupo de crianças, incluído numa sala heterogénea da educação pré-escolar e, num segundo momento, junto de uma turma do 3.º ano de escolaridade. Em ambos os contextos, foram desenvolvidas várias atividades, pensadas para o grupo em geral e atendendo à individualidade de cada criança. Na base da nossa atuação, esteve a dinâmica de avaliação proposta no Sistema de Acompanhamento das Crianças (Portugal & Laevers, 2018), que apoia a observação do contexto, grupo e crianças em particular (atendendo aos seus níveis de bem-estar emocional e de implicação), e a análise e tomadas de decisão consequentes. Desse modo, procurámos criar propostas pedagógicas atentas às particularidades e evolução de cada criança e/ou aluno. Neste processo de atenção e compreensão dos comportamentos das crianças, não esquecemos a importância do contexto familiar das crianças, as suas vivências, as suas relações com os seus pares e com os adultos presentes, os seus interesses, aquilo que mais as motiva e desperta interesse, e como se sentem. Como grande aprendizagem que retirámos do nosso estágio, podemos assumir que na base de uma resposta de qualidade, inclusiva e respeitadora da diversidade, é preciso sempre ter um espírito aberto, de aceitação e valorização do outro, nomeadamente daquele que é mais diferente de nós. Não é um processo fácil. O processo educativo envolve constantes dinâmicas de tentativa-erro, pois qualquer abordagem escolhida não pode ser vista numa perspetiva aplicativa, que funciona bem e sempre para todas as crianças. Analisar, refletir e avaliar cada proposta pedagógica, antes, durante e no fim do processo é algo indispensável a uma prática pedagógica que se deseja atenta a todas e a cada criança. A diversidade não pode ser vista como um obstáculo na ação do educador/professor. A diversidade num grupo de crianças é a vida a acontecer e só uma atitude de humildade, de questionamento em torno das próprias práticas e de abertura a outras possibilidades de ação poderá assegurar práticas educativas de qualidade.
Having an inclusive pedagogical approach, designed to meet the particularities and needs of each and every one, was the challenge chosen to work and reflect on during our internship. Initially, we worked with a group of children, included in a heterogeneous pre-school classroom and, secondly, with a 3rd year class. In both contexts, several activities were developed, designed for the group in general and taking into account the individuality of each child. The basis of our action was the evaluation dynamics proposed in the Children's Monitoring System (Portugal and Laevers, 2018), which supports the observation of the context, group and children in particular (taking into account their levels of emotional well-being and implication), and the consequent analysis and decision-making. In this way, we sought to create pedagogical proposals attentive to the particularities and evolution of each child and/or student. In this process of attention and understanding of children's behaviors, we do not forget the importance of the children's family context, their experiences, their relationships with their peers and with the adults present, their interests, what most motivates and arouses their interest. , and how they feel. As a great learning that we learned from our internship, we can assume that based on a quality response, inclusive and respectful of diversity, it is necessary to always have an open spirit, accepting and valuing others, particularly those who are most different from us. It is not an easy process. The educational process involves constant trial-error dynamics, as any chosen approach cannot be seen from an application perspective, which always works well for all children. Analyzing, reflecting and evaluating each pedagogical proposal, before, during and at the end of the process, is essential to a pedagogical practice that is attentive to each and every child. Diversity cannot be seen as an obstacle in the educator/teacher’s actions. Diversity in a group of children is life happening and only an attitude of humility, of questioning one's own practices and of openness to other possibilities of action can ensure quality educational practices.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41282
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Sara_Santos.pdf2.08 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.